É um município brasileiro presente no estado do Tocantins, que está aos arredores do Rio Tocantins e próximo a capital Palmas, com apenas 1h de distância. É um dos principais acessos a algumas regiões do estado e do País, por ser atendido pelas principais rodovias estaduais, como a TO-255, TO-070 e TO-050. O município possui 156 anos, 51 846 habitantes,  é popularmente denominado de “Capital do Agronegócio” e possui o quarto maior PIB do Estado.

Além de calmo e por estar situado próximo a Palmas, o município conta com uma razoável infraestrutura para receber turistas. As belezas naturais se destacam e o pôr do sol é um dos momentos mais apreciados. Por estar às margens do Rio Tocantins, após a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, na cidade de Lajeado, Porto Nacional deixou de conviver com o rio para viver com um lago. Por isso, ela possui uma área para pesca esportiva privilegiada, destacando também os passeios fluviais.

A cidade conta também com o distrito de Luzimangues, que está apenas 8km de Palmas, e segundo dados da Prefeitura de Porto Nacional, Luzimangues alcançou um recorde nacional com crescimento de 18% se comparado a outros municípios do estado. Apresentando um crescimento contínuo, onde o bom atendimento é um grande diferencial, o distrito já possui 370 empresas formais.

16 Empreendimentos