Urbanistas

Urbanistas fazem a diferença em um projeto imobiliário

Os arquitetos urbanistas, responsáveis por criar soluções de integração nos centros urbanos e regiões rurais, fazem toda a diferença em um projeto imobiliário. Saiba nese artigo!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Responsável por estabelecer padrões para o crescimento das cidades, o urbanismo tem no 8 de novembro seu dia de comemoração.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1949, a data é celebrada em mais de 30 países, entre eles o Brasil, com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo.

.

Urbanistas
Urbanistas: uma cidade bem planejada é sustentável e funcional

.

Os arquitetos urbanistas, responsáveis por criar soluções de integração nos centros urbanos e regiões rurais, fazem toda a diferença em um projeto imobiliário. Eles se debruçam sobre temas como áreas para habitação e lazer, sistemas de transportes e implantação de espaços verdes. Tudo no sentido de criar um ambiente agradável para o uso dos moradores e visitantes. Com isso, as reflexões desses profissionais abrangem questões técnicas, econômicas e administrativas.

.

Urbanistas: principais atividades

Em praticamente todas as intervenções para construções como nos loteamentos a presença dos urbanistas é essencial. Entre as suas funções está a de desenvolver projetos de saneamento básico, posicionamento das avenidas, praças, estacionamentos, quadras, ciclovias, parques e academias. A ampliação da acessibilidade, muito necessária ainda no Brasil, também é de responsabilidade destes profissionais. Eles projetam soluções como rampas e acessos para cadeira de rodas em estacionamento e vias públicas.

.

Urbanistas
Urbanistas: a Avenida Paulista de São Paulo acolhe desde pedestres, carros, ônibus, bicicleta e até patinetes

.

Urbanistas: construção regular

Outra atividade desses profissionais é controlar construções e ser responsáveis por estudos de viabilidade técnica e ambiental. O urbanista calcula a viabilidade e realiza o planejamento do espaço respeitando um Plano Diretor e de Zoneamento, documento que define as leis para a construção e ocupação da cidade. A medida é fundamental para evitar multas ou até demolições por ordem das prefeituras.

.

Urbanistas: demanda crescente

Atualmente, os urbanistas são cada vez mais demandados para soluções criativas em função do crescimento da população. No dia a dia, o trabalho desses profissionais consiste em apurar informações, elaborar orçamentos e realizar projetos. Com os dados em mãos, conseguem aproveitar melhor os espaços e recursos.

.

Urbanistas: o aumento da população afeta diretamente no desenvolvimento de bairros e cidades

.

Urbanistas: área de trabalho

O urbanista pode trabalhar tanto como profissional autônomo quanto atuar em empresas. Outro setor que necessita desses profissionais é o poder público, principalmente os departamentos ligados a obras e infraestrutura. Instituições de ensino e pesquisa também são locais de trabalho dos urbanistas. Mas, é importante ressaltar que é preciso estar inscrito no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, órgão que regulamenta a profissão.

.

Urbanistas: benefícios para o imóvel

Nesse sentido, investir em um terreno ou imóvel em local com bom planejamento urbano pode fazer toda a diferença. A participação de um urbanista em um projeto imobiliário proporciona diversas vantagens. O cuidado garante, por exemplo, que a moradia seja não só bonita, mas que esteja localizada em um local seguro. A medida evita riscos de fenômenos como alagamentos e afundamentos.   

.

Urbanistas: bairros planejados vem se tornando a primeira opção de muitas famílias

.

Urbanistas: respeito ao meio ambiente

Fazer com que a construção respeite o meio ambiente também é outra função do urbanista. Ele escolhe o local ideal para aplicar as melhores práticas e materiais. O resultado é uma obra em acordo com as leis ambientais, valorizando e respeitando os espaços verdes. Todo esse trabalho irá refletir na qualidade da moradia, melhorando a qualidade do ar e proporcionando uma melhor sensação térmica.

.

Urbanistas: desafios

Os desafios para os urbanistas em relação ao futuro das estruturas das cidades são muitos. Há anos, o mundo convive com um grande aumento da população e, em muitos espaços, o crescimento desordenado. Atualmente, a pandemia da Covid-19 ressaltou a necessidade de mais áreas de convívio social. Esse cenário poderá apontar a necessidade de uma busca por novos modelos de urbanização.

.

Urbanistas
Urbanistas: desenvolvimento para novos espaços de moradia sem danificar a história da arquitetura de Parati-RJ

.

Termos específicos

Assim como em outas áreas, o urbanismo também utiliza termos específicos que, por serem muitos parecidos, podem causar confusão. Um deles é a urbanização, que consiste em transformar um ambiente rural em urbano, enquanto o perímetro urbano é a divisa que separa a área urbana da rural de um município. Já a implementação de medidas ou modelos de planejamento urbano são chamados de Urbanificação. Por outro lado, o planejamento Urbano elabora medidas ou modelos que buscam direcionar o processo de urbanização como Planos Diretores e Regionais.

.

Urbanismo no Brasil

No Brasil, um dos principais exemplos da importância do trabalho de urbanistas é a construção de Brasília, com a assinatura de Lúcio Costa. Outro nome que se destacou nessa área em todo o mundo foi o brasileiro Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba. Instituições importantes do país passaram pelas mães de urbanistas, entre elas, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

.

Urbanistas
Urbanistas: planejamento urbano promove qualidade de vida à população

.

Resumindo a importância dos urbanistas 

  • Planejam as cidades: garantem um ordenamento urbano, o que passa por ruas e avenidas, áreas de lazer, saneamento até acessibilidade. Conseguem ainda dar melhor aproveitamento a espaços e recursos.
  • Controlam construções: controlam construções e são responsáveis por estudos de viabilidade técnica e ambiental.
  • Meio ambiente:  as construções respeitam o meio ambiente e normas vigentes, utilizando as melhores práticas e materiais
  • Área de trabalho extensa: o urbanista pode trabalhar tanto como profissional autônomo quanto atuar em empresas, assim como em órgãos públicos. Instituições de ensino e pesquisa também são locais de trabalho. É necessário estar inscrito no Conselho de Arquitetura e Urbanismo), órgão que regulamenta a profissão.
  • Valorização do imóvel: A participação de um urbanista em um projeto imobiliário garante não só a moradia em um lugar bonito como seguro, valorizando a residência.  
  • Segurança do imóvel: o trabalho possibilita que os imóveis possam ser construídos em locais seguros, sem risco de desabamentos, por exemplo.
  • Acessibilidade: Trabalham para resolução de problemas comuns no Brasil como a falta de acessibilidade em espaços públicos.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2