Tipos de Investimentos

Tipos de investimentos para o dinheiro render e construir a casa

Quando se trata de fazer o dinheiro render mais, hoje no mercado existem diversos tipos de investimentos para diferentes perfis e necessidades. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Em tempos em que o mercado imobiliário anda tão aquecido, muitos estão vendendo terrenos, casas ou apartamentos para construir uma nova casa num condomínio e loteamento. Durante este processo, no entanto, o dinheiro da venda fica ali disponível para ser empregado aos poucos na construção. Deixar esta quantia parada é um erro. O correto é investir. Neste artigo vamos explicar de forma geral os tipos de investimentos que você pode aplicar para o seu dinheiro render mais, tornando possível a construção ou reforma da sua casa dos sonhos.

.

Tipos de Investimentos
Tipos de Investimentos: organização e planejamento fazem a diferença na hora de investir o seu dinheiro

.

Entenda os conceitos

No universo dos investimento, é extremamente importante que você saiba o que está fazendo.
Para isso, o primeiro passo antes de conhecer as opções investimentos, é entender alguns conceitos que fazem toda a diferença na hora de começar a investir.

O mercado financeiro tem uma regra básica que é o tripé dos investimentos, que inclui três fatores principais que devem ser analisados antes de você fazer qualquer aplicação:

  • Rentabilidade: é o retorno obtido com o investimento, ou seja, o que você ganha por deixar seu dinheiro aplicado nele
  • Liquidez: é a facilidade com que um ativo pode ser transformado em dinheiro quando necessário sem gerar perdas (ou seja: o quão rápido você consegue resgatar seu dinheiro investido)
  • Risco: é a probabilidade de que retorno do investimento seja menor do que o esperado ou até mesmo negativo

.

Sempre que você for aplicar seu dinheiro, deverá considerar esses três fatores junto com as seguintes lógicas:

  • Quanto maior a rentabilidade esperada, maior tende a ser o risco
  • Quanto maior a rentabilidade esperada, menor tende a ser a liquidez
  • Quanto menor a liquidez, maior tende a ser o risco

.

Em resumo, para ganhar mais, é preciso se arriscar mais. Isso não quer dizer que seja uma obrigação, mas é importante ter em mente sobre isso para poder se planejar.

.

Tipos de Investimentos
Tipos de investimentos: existem hoje diversas opções de investimentos para todos o perfis

.

Se você tem a necessidade de resgatar o dinheiro investido a curto prazo e não está disposto a arriscar, terá que se contentar com um rendimento menor. Da mesma forma, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, maior será o retorno do investimento.

Mas isso não quer dizer que você tem que escolher um prazo e um nível de risco hoje e nunca mais mudar.

.

O que você precisa evitar

No mercado, no entanto, existem inúmeras possibilidades no mercado. A mais popular entre todas é a famosa conta poupança. O problema é que os rendimentos dela são inferiores a todos os outros e a quantia acaba perdendo em muito para a inflação.

Ao mesmo tempo, existem os fundos imobiliários, que rendem dividendos mensais além da variação do valor da cota. Mas, apesar de isentos de imposto e da exposição ao mercado imobiliário, eles não são adequados para este tipo de uso, uma vez que as cotas podem perdem muito valor em pouco tempo. Pela mesma razão, é preferível evitar o investimento em ações e em fundos de renda variável para esta finalidade. Criptomoedas, então, nem se fala.

.

Tipos de Investimentos
Tipos de investimentos: ficar atento ao mercado é importante para se planejar

.

Diversos outros investimentos lastreados em diferentes mercados, como juros, câmbio, commodities etc – os chamados fundos multimercado – não são adequados pelo prazo de liquidação, ou seja, a demora entre o pedido de resgate e quando de fato o dinheiro fica disponível na conta. Além disso, eles também podem variar negativamente de preço.

.

Tipos de investimetos: renda fixa

Sobra, então, a renda fixa. Mas calma! Ela anda rendendo muito bem neste período de alta nos juros pelo qual o Brasil está passando. Mas, mesmo entre os investimentos em renda fixa, existem alguns que não são adequados. É o caso das LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio). Ambos os investimentos, apesar de seguros, também possuem aqueles problemas de prazo para liquidação. Em geral, esses prazos são superiores a 90 dias.

Além disso, num investimento deste tipo, muitas vezes é preciso esperar o prazo de investimento para realizar o saque. Ou seja, se você investe hoje e o vencimento é apenas a daqui um ano, você fica impedido de pegar seu dinheiro antes disso. O mesmo ocorrer com os CDBs (Certificados de Depósitos Interbancários)

.

Tipos de Investimentos
Tipos de investimentos: não deixar o dinheiro parado na poupança já é um ótimo passo

.

O ideal é procurar investimentos que tenham liquidez diária, ou seja, disponibilizem o dinheiro no mesmo dia e que você solicita o resgate, ou que tenham pelo menos um dia útil entre pedido e compensação. Neste caso, o Tesouro Direto.

.

Tipos de investimetos: tesouro direto

Como o próprio nome já diz, este tipo de investimento é aquele em que a pessoa pode investir diretamente em títulos públicos federais. Esses papéis são títulos de dívidas emitidos pelo governo para financiar suas ações. Ou seja, você se torna um credor do governo e recebe mensalmente os juros, calculados com base em diferentes indexadores.

Existem, por exemplo, os títulos pré-fixados, cujos juros já são determinados com antecedência. Também há os títulos de Tesouro IPCA, que acompanha o índice de inflação oficial, e o Tesouro Selic, determinados pela taxa básica de juros.

Como, atualmente, tanto a inflação como a Selic estão em alta, investir nesses títulos tem se mostrado proveitoso.

.

Tipos de investimentos: fundos de tesouro

Outra possibilidade bem interessante é investir no Tesouro via fundos de renda fixa. Esses fundos estão disponíveis em quase todas as corretoras e plataformas do mercado, costumam possuir liquidez diária e mesclam diferentes tipos de títulos, com diferentes prazos e juros, procurando aumentar os ganhos por parte do investidor.

.

Tipos de Investimentos
Tipos de investimentos: analisar e comparar o rendimento entre as opções de investimentos

.

Este é um tipo de investimento bem básico, indicado para quem quer ter uma reserva de emergência ou quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

.

Resumindo tipos de investimentos para render o dinheiro e construir a casa

Com o aquecimento do mercado imobiliário, muita gente está vendendo seus imóveis e comprando lotes para construir casas novas. Enquanto isso, porém, o dinheiro da venda não pode ficar parado e é preciso consciência para investi-lo.

Diversos tipos de investimentos são promissores quanto aos retornos, mas não são adequados para este tipo de situação. Veja alguns exemplos:

Poupança: rende menos do que qualquer outra modalidade de investimento e nos últimos anos vem perdendo para a inflação, ou seja, o dinheiro lá na verdade está perdendo valor.

Fundos imobiliários: São isentos de IR e pagam dividendos mensais, além de terem exposição ao mercado imobiliário. No entanto, o valor da cota tem alta volatilidade e é possível perder muito dinheiro em pouco tempo.

Ações e renda variável: alta volatilidade no valor dos papéis e das cotas.

Fundos multimercado: investem em diferentes segmentos, mas a cota também oscila e o período para liquidação do resgate é demorado.

LCIs, LCAs e CDBs: opções de renda fixa com bons retornos, mas é preciso esperar o vencimento para resgate.

Tesouro Direto: Vem sendo beneficiado com a alta da taxa de juros e possui liquidez diária.

Fundos de Tesouro: Mescla diferentes tipos de títulos para maximizar os ganhos. É seguro e vem rendendo bem com as altas da inflação e da taxa de juros.  

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo sobre dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2