Quase todas as pessoas sonham em ter sua casa… ‘dos sonhos’. Aquele lugar para chamar de seu, com um espaço calculado sob medida, decoração a gosto e uma atmosfera de lar. Muitas vezes, estes sonhos vêm em partes, em flashes momentâneos de como ficariam quando concretizados. E a função de transformar tudo isso em realidade é do profissional de arquitetura e urbanismo, que entra em cena com seu projeto arquitetônico. Ele coleta todas essas informações difusas, funde com a realidade e põe tudo aquilo que o cliente quis no papel para, posteriormente, em pé.
Basicamente, o projeto arquitetônico materializa tudo aquilo que foi pensado e adapta ao espaço disponível, mesclando o que o cliente realmente precisa com o que ele gostaria de ter. Ao mesmo tempo, este projeto é indispensável para garantir a qualidade da construção, prevenindo problemas de estruturas ou qualquer outra questão que possa por em risco o morador ou seus vizinhos.
Você pode gostar de: O que é padrão construtivo?
Em geral, os projetos arquitetônicos são concebidos em etapas, descritas abaixo:
- Pré-projeto
É quando surge a primeira planta. Todas as informações coletadas se reúnem num desenho e nas primeiras perspectivas 3D, quando o cliente tem o primeiro contato com suas metas.
2. Estudo preliminar
Nesta fase, o arquiteto avalia quais são as características do terreno, o espaço disponível, as regras de construção do condomínio ou do bairro e alia tudo isso com os desejos do cliente.
3. Anteprojeto
Onde todas as informações da planta passam a ser embasadas com medidas, volumetria e demais informações técnicas. Nesta fase, também, entra a concepção legal, onde todas as informações devem estar de acordo com as exigências do poder público competente. Lembrando que, no caso de loteamentos e condomínios, o anteprojeto também deve estar de acordo com as especificações da associação de moradores ou da administração, quando estas tiverem regras específicas. Além de estar de acordo com a legislação, o projeto deve ser aprovado pelo poder municipal.
4. Projeto executivo
Quando todas as informações do anteprojeto são complementadas com as demais instalações, como elétrica e hidráulica. Com este projeto, já é possível executar a construção.
Depois de todas estas etapas, o profissional de arquitetura e urbanismo muitas vezes se encarrega de vistoriar pessoalmente como a obra está evoluindo, se o projeto está sendo respeitado e se as vontades do futuro morador estão sendo observadas.
Infelizmente, no Brasil, muitas construções ainda ocorrem sem respeitar estes passos, ou mesmo com a ausência de um profissional habilitado no processo. Esta é uma realidade que, além de implicações legais, traz muitas dores de cabeça ao construtor em longo prazo.
Enconte o seu m² ideal com a 1M2, acesse: www.1m2.com.br