Construção Civil

Profissional da construção civil: saiba as vantagens de contratar

Se você está pensando em construir ou reformar, entenda a importância de ter o acompanhamento de um profissional da construção civil em todas as etapas do seu projeto.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Quem acompanha o nosso blog há algum tempo, sabe que o processo de construir uma casa está longe de ser simples. É preciso muito planejamento, orçamento em dia, sábia escolha de materiais, acabamentos e móveis e, claro, a contratação de profissionais de confiança. Já demos diversas dicas sobre como encontrar esses profissionais e contratá-los. Agora, vamos deixar um pouco mais claro qual é a função de cada profissional da construção civil e quais as vantagens de contarmos com serviços especializados.

.

Construção Civil
Construção civil: a mão de obra especializada traz segurança e qualidade para o seu projeto residencial

.

Arquiteto

A construção de uma casa envolve diversos profissionais de diferentes formações. Cada um tem sua especialidade e importância para o resultado final.

O primeiro de todos é o arquiteto, responsável pela elaboração do projeto, enquadramento na legislação vigente e regras do condomínio e pela supervisão de todas as etapas da obra. É o arquiteto, também, o responsável técnico pela obra, que não pode começar sem um documento assinado por ele.

.

Construção civil
Construção civil: o arquiteto é oresponsável pelo projeto da casa, desenhos e questões técnicas

.

É o arquiteto, também, que define detalhes importantes da casa, como aproveitamento da ventilação, iluminação natural e tamanho dos cômodos, de forma a trazer maior conforto para os futuros moradores.

.

Engenheiro

O engenheiro também é um dos responsáveis técnicos pela obra. A sua atuação, no entanto, está mais ligada ao dia a dia da construção. Além de trabalhar com o planejamento junto com o arquiteto, ele gere os recursos e coordena os profissionais envolvidos.

.

Construção civil
Construção civil: o engenheiro é responsável pelos cálculos estruturais e gestão da obra, inclusive parte elétrica e hidráulica

.

Também é o engenheiro que vai analisar as características do terreno, qualidade dos materiais e realizar os cálculos estruturais necessários de forma que a obra saia como planejada e se transforme numa residência segura. Ele também se encarrega de garantir que esteja tudo certo com as partes hidráulica e elétrica.

.

Mestre de obras

Embora o engenheiro seja o responsável pela coordenação da obra de uma maneira geral, ele nem sempre está disponível para acompanhar todas as etapas da construção. É preciso, então, de outro profissional, com maior dedicação, que comandará todos os demais trabalhadores e a organização do trabalho. Este é mestre de obras.

Cabe a ele colocar todas a orientações do engenheiro em prática, de modo que a minimizar a possibilidade de alguma coisa sair errado e, assim, ocorrerem atrasos ou refações. Ele distribui as tarefas conforme a especialidade de cada um dos trabalhadores, vistoria os materiais adquiridos e repassa informações periódicas ao engenheiro, arquiteto e ao próprio cliente sobre o andamento da obra.

.

Construção civil
Construção civil: o mestre de obras é responsável pela coordenação dos demais profissionais e supervisão de materiais

.

Em geral, o mestre de obras é um profissional de grande experiência na construção, já tendo passado por diferentes funções até chegar ao posto que ocupa hoje. Muitos também possuem cursos técnicos na área, que os habilitam a coordenar os pedreiros.

.

Técnico em edificações

O técnico em edificações é o profissional responsável por garantir que a construção siga as normas técnicas vigentes. Ele acompanha a obra e supervisiona diversos processos de forma que o proprietário não tenha dores de cabeça posteriormente com irregularidades construtivas. Seu trabalho se relaciona não somente à edificação em si, mas também à instalação de equipamentos e estruturas elétrica e hidráulica.

.

Pedreiro

O pedreiro é de fato o profissional que literalmente coloca a mão na massa. Ele deve ser capaz de entender os detalhes do projeto do arquiteto, seguir os cálculos do engenheiro e desempenhar as tarefas determinadas pelo mestre de obras de forma segura. Não raramente, o pedreiro também realiza serviços de reboco e pintura.

.

Construção civil
Construção civil: o pedreiro é responsável pelos procedimentos práticos de construção, alvenaria e concretagem

.

Há também o servente de pedreiro, também chamado de auxiliar de obra. Este é responsável por desempenhar as tarefas auxiliares como limpeza do local, carregamento de entulho, disponibilização de materiais para o pedreiro etc. O servente pode ser um profissional sem experiência, que com o tempo se tornará um pedreiro.

.

Vantagens

Contratar os profissionais corretos para a obra traz inúmeros benefícios para a obra. O correto planejamento faz com que a construção ocorra de forma mais rápida, barata e de maneira mais segura, além de estar nos conformes com todas as normas. Além disso, o resultado é sempre mais satisfatório. Confira algumas das vantagens de contratar um profissional da construção civil:

  • Segurança
  • Legalidade da obra
  • Responsabilidade jurídica
  • Economia
  • Capacitação
  • Resolução de problemas
  • Qualidade e precisão
  • Prazo de entrega

.

Como contratar

A melhor maneira para contratar todos esses profissionais é por meio da indicação. Normalmente, o arquiteto já trabalha com um engenheiro de confiança. Este, por sua vez, já indica um mestre de obras, que também já possui os pedreiros de sua preferência, que trazem consigo seus auxiliares.

.

Construção civil
Construção civil: indicação e referências são o melhor caminho para a contratação

.

Resumindo as vantagens de constratar um profissional da construção civil

Construir uma casa requer planejamento e a contratação de diferentes profissionais, que acompanharão a construção do começo ao fim. Entre eles, estão:

Arquiteto: responsável pelo projeto da casa, desenhos e questões técnicas.

Engenheiro: Responsável pelos cálculos estruturais e gestão da obra, inclusive parte elétrica e hidráulica.

Mestre de obras: responsável pela coordenação dos demais profissionais, supervisão de materiais e de fazer com que tudo saia conforme as orientações do engenheiro.

Técnico em edificações: responsável por fazer com que tudo esteja de acordo com as normas técnicas vigentes.

Pedreiro: responsável pelos procedimentos práticos de construção, alvenaria e concretagem.

Servente: responsável por serviços auxiliares na obra, como limpeza e carregamento de materiais e entulho.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2