normas técnicas

Normas técnicas para construção: conheça as principais

A construção de uma casa requer o cumprimento de uma série de normas técnicas para garantir segurança e qualidade. Confira quais são as principais!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

A construção de uma casa requer dos profissionais o cumprimento de uma série de obrigações estabelecidas em leis para padronizar processos. As normas técnicas, por exemplo, são diretrizes que guiam arquitetos e engenheiros para construções seguindo padrões. Os documentos garantem também obras de qualidade, além de evitar multas, otimizar o tempo de trabalho e garantir os prazos estipulados.

.

normas técnicas

.

As normas dizem respeito a questões como desempenho de edificações, controle contra incêndios, manutenções, iluminação e sustentabilidade. Cabe ao proprietário da residência cobrar dos responsáveis a inclusão dessas medidas durante o planejamento e a aplicação durante a execução do projeto.

.

ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma organização que tem como objetivo estabelecer alguns padrões a serem seguidos nos mais variados setores, inclusive no ramo da construção civil. Desde o ano de 2013, todas as construções que são feitas precisam, necessariamente, seguir a Norma de Desempenho de Edificações, elaborada pela própria ABNT.

.

Explicando normas técnicas

Existem centenas de normas técnicas  aprovadas pela ABNT. O setor de construção civil conta com 881 normas aprovadas com o objetivo de garantir a segurança de quem usará a construção e dos trabalhadores da obra. As exigências em relação à segurança e conformidade de qualquer obra fazem com que os produtos utilizados sejam de qualidade e não causem problemas na estrutura futuramente.

.

normas técnicas

.

Obrigatoriedade

As NBRs são usadas como guia para padronizar processos, mas não são obrigatórias, já que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão privado. Já as NRs são obrigatórias, determinadas pelos Ministério do Trabalho, e devem ser seguidas pela empresa e pelos trabalhadores.

.

Normas técnicas: NBR e NR

As NBRs (Normas Brasileiras) orientam os profissionais sobre materiais, processos e produtos, impulsionando a qualidade dos empreendimentos e estimulando a competitividade entre as empresas. Já as NRs (Normas Regulamentadoras) protegem a saúde e a integridade do trabalhador. Existem 36 NRs relativas à medicina do trabalho e segurança. Grande parte delas se aplica ao campo de construção civil.

.

normas técnicas

.

Normas técnicas: edificações

A Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575) é uma das principais da construção civil. Esse documento cuida de itens como piso, cobertura, sistema estrutural, requisitos gerais da obra, sistemas hidrossanitários e vedação.

.

Normas técnicas de proteção: NR 6 e NR 35

A NR 6 trata do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI ‘s) no ambiente de trabalho para evitar acidentes e proteger a saúde e a vida de quem está no canteiro de obras. Esses trabalhadores precisam estar devidamente protegidos, usando os equipamentos necessários conforme as atividades desempenhadas. já a NR 35 trata da proteção de trabalhadores que exercem suas funções em locais altos, como prédios e pontes.

.

Normas técnicas estruturais: NBR 6.118

A NBR 6.118 é uma das mais importantes para a Construção Civil. Seu objetivo é detalhar as regras que construções de grande ou pequeno porte precisam cumprir em relação aos projetos estruturais de concreto como um todo — simples, armado e protendido. Nela, é possível encontrar orientações sobre a qualidade das estruturas, além de critérios para avaliação da durabilidade do concreto e de segurança.

.

Normas técnicas para uso de vidros: NBR 7.199

A NBR 7199 cuida de regulamentar o uso de vidros, do projeto à execução da obra.  O texto em vigor tem orientações sobre o tipo de vidro mais indicado para cada caso e está de acordo com normas internacionais sobre o emprego de vidros temperados e laminados, por exemplo.

.

Normas técnicas para edifícios: NBR 13.531 e NBR 13.532

A NBR 13.531 e a NBR 15.532 são normas voltadas para a regulamentação de projetos de edifícios. Por isso, tem temas e orientações bem específicas para projetos de arquitetura com o objetivo de assegurar um bom nível de qualidade e segurança.

.

normas técnicas

.

Resumindo o uso de normas técnicas em construções

  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): é uma organização que tem como objetivo estabelecer alguns padrões a serem seguidos nos mais variados setores, inclusive no ramo da construção civil.
  • Normas técnicas: existem centenas de normas técnicas  aprovadas pela ABNT. O setor de construção civil conta com 881 normas aprovadas
  • Obrigatoriedade: as NBRs são usadas como guia para padronizar processos, mas não são obrigatórias. Já as NRs são obrigatórias, determinadas pelos Ministério do Trabalho, e devem ser seguidas pela empresa e pelos trabalhadores.
  • NBR: as NBRs orientam os profissionais sobre materiais, processos e produtos, impulsionando a qualidade dos empreendimentos e estimulando a competitividade entre as empresas.
  • NR: as Normas Regulamentadoras protegem a saúde e a integridade do trabalhador.
  • Edificações: a Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15575) é uma das principais da construção civil. Esse documento cuida de itens como piso, cobertura, sistema estrutural, requisitos gerais da obra, sistemas hidrossanitários e vedação.
  • NR 6: trata do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI ‘s) no ambiente de trabalho para evitar acidentes e proteger a saúde e a vida de quem está no canteiro de obras.
  • NR 35: trata da proteção de trabalhadores que exercem suas funções em locais altos, como prédios e pontes.
  • NBR 6.118: o objetivo é detalhar as regras que construções de grande ou pequeno porte precisam cumprir em relação aos projetos estruturais de concreto como um todo
  • NBR 7.199: cuida de regulamentar o uso de vidros na construção civil, do projeto à execução da obra. 
  • NBR 13.531 e NBR 13.532: são normas voltadas para a regulamentação de projetos de edifícios. Por isso, tem temas e orientações bem específicas para projetos de arquitetura com o objetivo de assegurar um bom nível de qualidade e segurança.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2