Festas de Fim de Ano

Festas de fim de ano: dicas de decoração

Dezembro é sinônimo de festejar mais um ano que se passou junto a familiares e amigos. Confira neste artigo dicas de como decorar a sua casa para as festas de fim de ano!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

As festas de fim de ano podem funcionar como aquele empurrãozinho que faltava para investir na decoração da casa. É hora de receber parentes e amigos com conforto para que todos vivam juntos uma experiência marcante. Em tempos de recessão econômica e no caso específico de decoração de Natal e Ano Novo, a melhor notícia é de que não é preciso gastar muito dinheiro para deixar a casa mais bonita.

.

Levando em conta conceitos de uma decoração sustentável, artesanal e criativa, basta dar nova roupagem para materiais que já se tem como arranjos, bolas de Natal, luzes e guirlandas de anos anteriores. Decoradores aconselham ainda usar a criatividade para a criação de enfeites personalizados. O importante é ter em mente que a decoração compõe o clima do ambiente para aquele momento especial.  

.

Festas de fim de ano
Festas de fim de ano: o tradicional verde e dourado dão uma ar de elegância para as festas

.

Cores

Tradicionalmente, as cores do Natal são representadas pelo vermelho, verde, branco, dourado ou prata. Cada uma possui uma simbologia própria. Já para o ano novo, as cores prata, dourado e branco são as mais usadas. Essas cores podem ser utilizadas nas paredes, na mesa posta e em bolas decorativas.

.

Móveis 

Os móveis devem ser reposicionados para acomodar um número maior de pessoas nos ambientes do que o habitual. Para tanto, o uso de pufes ajuda na acomodação. Encostar sofás e retirar mesinhas de centro também são sugestões, especialmente em espaços pequenos, assim como usar bancos dobráveis. Para deixar os móveis mais bonitos, eles podem ser enfeitados como fitas, pingentes e bolinhas. Bandejas de prata são boas opções para decorar os móveis do ambiente onde acontecerá a ceia.

.

Festas de fim de ano
Festas de fim de ano: na decoração não existe regra, juntar os dois temas em um só é prático e econômico

.

Cômodos  

Todos os cômodos das casas como corredor, hall de entrada, aparador, buffet e varanda podem ser enfeitados, bastando usar a criatividade. Áreas como as salas e varandas precisam estar desocupadas para facilitar a circulação.

.

Árvore de Natal

O mercado conta com muitas opções de árvores de Natal de todos os materiais, tamanhos e preços. Há diferença também nos  modelos e acabamentos, que podem ser de madeira, tecidos e metalizadas. Outra opção que a cada dia ganha mais adeptos é enfeitar as próprias árvores e plantas já existentes na casa.

.

Enfeites 

Há disponível no mercado uma série de adereços natalinos que podem ser fixados por toda a casa e nas mesas. Os balões, por exemplo, são fáceis de encontrar em diversas opções de modelos e cores. Para deixá-los flutuando no ar, basta enchê-los com gás hélio. Já as bolinhas de Natal douradas e prateadas podem ser penduradas sobre a mesa principal.

.

Festas fim de ano
Festas fim de ano: os efeites não precisam ser 100% natalinos, por isso use e abuse da sua criatividade

.

Outra opção são os enfeites de papel. É possível fazer em casa as próprias peças ou comprar em papelarias. Os potes de vidro com velas dentro decorados com glitter dourado ou prateado também podem ser produzidos em casa. Esses castiçais alternativos podem ser também feitos de forminhas de metal com vela e preenchidos de lentilhas.

.

Arranjos

Estratégicos para dar mais aconchego e beleza aos ambientes, os arranjos de flores dão um toque especial para a mesa de Natal. Independentemente do tamanho, podem ser tanto comprados em lojas especializadas quanto produzidos em casa. Esta última opção conta com a vantagem da personalização. Os arranjos podem ser de flores naturais, artificiais, folhagens, com frutas ou com doces.

.

Mesa posta

Como a mesa da ceia contribui muito para a decoração das noites de Natal e ano novo, o ideal é escolher cores, estampas e detalhes que combinem com o momento. Como é importante que as visitas sintam o clima das festas, as toalhas e enfeites normalmente são das cores vermelha, branco e dourado. Lisos, com estampas e até mesmo detalhes em alto relevo, os jogos de jantar influenciam no resultado final da decoração. A escolha dos talheres é tão importante quanto de qualquer outro item de uma mesa posta, uma vez que há vários modelos e cores. Os copos e taças  devem ser usados conforme a necessidade de cada refeição.

.

Festas fim de ano
Festas fim de ano: para a mesa é preciso ter cuidado para não atralhar na hora das refeições

.

Luzes

As luzes combinam com as festas de fim de ano. Símbolo maior do Natal, os pisca-piscas podem ser reutilizados, instalados nas janelas, portas, plantas e até o chão. As lâmpadas de Led, mais econômica, são as preferidas atualmente.

.

Pinterest

Para pesquisar referências e ideias de decoração para essa época do ano, sugerimos o Pinterest. A rede social é a mais difundida entre os profissionais de arquitetura e decoração, estilistas e designers, e pode ajudar a descobrir o que está sendo usado no mercado. Hoje, são mais de 400 milhões de pessoas no mundo que compartilham ali suas ideias e inspirações por meio de conteúdos inteiramente visuais. No perfil da 1M2 é  possível conferir todas as tendências de arquitetura e decoração. São dicas como o uso adequado das plantas, composição de cores e montagem de ambientes dos mais variados perfis. O perfil da 1M2 está repleto de imagens inspiradoras.

.

Resumindo as dicas de decoração para as festas de fim de ano

  • Cores:  para o Natal, os clássicos verde e vermelho não saem de moda. Já para o ano novo, as cores prata, dourado e branco são as mais usadas.
  • Móveis: os móveis devem ser reposicionados para acomodar um número maior de pessoas nos ambientes do que o habitual.
  • Cômodos: todos os cômodos das casas como corredor, hall de entrada, aparador, buffet e varanda podem ser enfeitados.
  • Árvore de Natal: o mercado conta com muitas opções de árvores de todos os materiais, tamanhos e preços. Há ainda a opção de enfeitar árvores já existentes na casa.
  • Enfeites: Há disponível no mercado uma série de adereços natalinos que podem ser fixados por toda a casa e nas mesas.
  • Arranjos: estratégicos para dar mais aconchego e beleza aos ambientes, os arranjos de flores dão um toque especial para a mesa de Natal.
  • Mesa posta: é importante que transmita o clima  as visitas sintam o clima da festa.
  • Luzes: Os pisca-piscas podem ser reutilizados, instalados nas janelas, portas, plantas e até o chão. As lâmpadas de Led são as preferidas atualmente.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2