Estilos de Decoração

Estilos de decoração: descubra qual combina com você

Para decorar a casa existem diversos estilos para seguir ou apenas para se inspirar e criar o seu próprio estilo. Confira neste post alguns desses estilos de decoração e como aplicar na sua casa.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Após comprar o terreno e construir a casa, uma das providências prazerosas para os novos proprietários é a decoração. Mas, pode ser também um momento de muitas dúvidas, principalmente se não houver recursos para a contratação de um decorador, a medida mais indicada. Isso porque os estilos são diversos. Retrô, rústico, minimalista, clássico e industrial são alguns exemplos. O conceito básico de decoração pode ser entendido como a combinação de objetos e cores. Por isso, é preciso ficar atento às dicas dos profissionais do segmento para aplicar o estilo que mais combina com os donos da casa, evitando erros e arrependimentos. Confira os principais estilos adotados no Brasil.

.

Estilos de decoração
Estilos de decoração: pesquisar e consultar referências vai te ajudar a encontrar um estilo

.

Estilo de decoração clássico

O mais tradicional dos estilos, o clássico é o preferido de muitos brasileiros que utilizam elementos de séculos passados adaptados à modernidade. É indicado para espaços mais amplos, uma vez que se caracteriza também pelo excesso de objetos.

.

Estilo de decoração contemporâneo

É caracterizado por móveis de linhas retas e sofisticadas e uma paleta de cores neutras e claras. Nesse contexto, são usados materiais como madeira, mármore, vidro e metal. Outra tendência é a circulação e a amplitude do espaço.

.

Estilos de decoração
Estilo de decoração: uma decoração bem planejada deixar o ambiente mais bonito e funcional

.

Estilo de decoração escandinavo

Inspirado na região Escandinávia, norte da Europa no começo do século XX, o estilo escandinavo é o preferido de pessoas que buscam ambientes mais claros, uma vez que o branco é a cor principal.

.

Estilo de decoração industrial

O estilo industrial remete a antigas fábricas com o uso de tubulações, tijolos e iluminação aparentes. No mobiliário, a preferência é por usar madeira rústica e ferro envelhecido. Já as paredes podem ser pintadas de cimento queimado. Na decoração, os destaques são para elementos vintage como máquinas antigas de escrever e fotográficas.

.

Estilo de decoração minimalista

Destinado a moradores que gostam de simplicidade e um local de paz, a minimalista aposta em apenas o que é necessário para o dia a dia. Saem a extravagância e o excesso e entram a simplicidade. Neste caso, os tons predominantes são o branco ou muito claros. As caraterísticas desse estilo são oriundas de movimentos artísticos que aconteceram durante o século XX e usavam poucos elementos como base de expressão.

.

Estilos de decoração
Estilos de decoração: o lema da decoração minimalista é “menos é mais”

.

Estilo de decoração retrô

Outro estilo inspirado na decoração do século XX. Utiliza móveis e objetos modernos, mas com um design que remete ao passado. Todo é pensado no design antigo. As cores predominantes são vibrantes e quentes como o vermelho, amarelo e laranja.

.

Estilo de decoração moderno

O estilo moderno é derivado de um movimento arquitetônico que ganhou forma na primeira metade do século XX, ficando entre o clássico e o rebuscado. As cores predominantes são o preto e branco, mas cinza e bege também são usados nos cômodos.

.

Estilo de decoração rústico

Esse estilo é para aqueles que querem o clima do campo dentro de casa, explorando elementos naturais para compor os ambientes. Normalmente são usados pedras, vime, madeira, cerâmica, linho, palha e couro. Móveis de madeira e metais com aparência de oxidados também são incorporados aos projetos. A paleta de cores traz o marrom da madeira em harmonia com tons claros, que garantem leveza e frescor para a decoração. Para finalizar, flores e plantas transmitem uma atmosfera campestre e natural aos ambientes.

.

Estilos de decoração
Estilos de decoração: na decoração vale também garimpar móveis usados e antigos

.

Estilo de decoração oriental

O estilo oriental abrange referências de vários países da Ásia. A ideia da decoração é transmitir a sensação de paz e tranquilidade com a instalação de biombo e a cama-futon.  Os ambientes devem transmitir harmonia.

.

Estilo de decoração provençal

Inspirado na cidade de Provença, no sul da França, também é voltado para o estilo de vida do campo com imagens que remetem paisagem campestre, com montanhas, mar e campos de lavanda. Por isso, o estilo valoriza os elementos naturais como a madeira e as flores. Para a decoração, as flores entram em cena com grandes arranjos ou nas estampas em almofadas e estofados, deixando a composição bem delicada. Abajures e lustres de cristal também são super bem-vindos, já que remetem a um clima mais intimista.

.

Estilo de decoração colonial

Esse estilo remete as construções no Brasil entre 1500 até 1822. Ou seja, é inspirado na obra desse período da história brasileira, derivada das antigas construções europeias da época da colonização. Assim, esse tipo de decoração traz uma releitura da casa de fazenda, privilegiando o conforto e a sofisticação que os portugueses não abriam mão. A madeira maciça é muito usada, desde o piso aos móveis e objetos decorativos.

.

Pinterest 1M2 Loteamentos

Se você está procurando ideias e referências para decorar e outras dicas para a sua casa, a dica é seguir o perfil da 1M2 no Pinterest. Lá, você pode conferir todas as tendências em relação ao urbanismo, áreas de lazer e arquitetura das casas. Além disso, há diversos outros pins sobre decoração. Coisas como o uso adequado das plantas, composição de cores e montagem de ambientes dos mais variados perfis. É tanta ideia que você já vai começar a planejar sua nova casa.

.

Pinterest 1M2 Loteamentos
Estilos de decoração: Pinterest é a rede social perfeita para pesquisar ideias e referências de decoração

.

Os pins da 1M2 são ideais para quem quer ser impactado com opções de investimento ou moradia em locais próximos aos grandes centros, com bastante natureza em volta e toda a segurança necessária.

E se você já tem algum lote, ou está muito perto de comprar um, pode conferir o que está sendo mais usado no mercado de construção e quais são os projetos mais modernos, desenvolvidos conforme o padrão de demanda identificados em cada empreendimento.

Para entender melhor o Pinterest e como usar a seu favor, explicamos tudo sobre a rede social nesse post!

.

Resumindo os estilos de decoração

  • Estilo clássico: adapta itens de séculos passados à modernidade.
  • Contemporâneo:  composto por móveis de linhas retas e sofisticadas, além de cores neutras e claras.
  • Estilo escandinavo: o preferido de pessoas que buscam ambientes mais claros, uma vez que o branco é a cor principal.
  • Industrial: remete a antigas fábricas com o uso de tubulações, tijolos e iluminação aparentes
  • Minimalista: destinado a moradores que gostam de simplicidade e um local de paz, aposta em apenas o que é necessário para o dia a dia.
  • Retrô: utiliza móveis e objetos modernos, mas com um design que remete ao passado.
  • Moderno: derivado de um movimento arquitetônico que ganhou forma na primeira metade do século XX, ficando entre o clássico e o rebuscado.
  • Rústico: indicado para aqueles que querem o clima do campo dentro de casa, explorando elementos naturais para compor os ambientes.
  • Oriental: abrange referências de vários países da Ásia.
  • Provençal: voltado para o estilo de vida do campo com o uso de elementos como paisagem campestre, com montanhas, mar e campos de lavanda.
  • Colonial: esse estilo remete as construções no Brasil entre 1500 até 1822. Ou seja, é inspirado na obra desse período da história brasileira, derivada das antigas construções europeias da época da colonização.  

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2