Nem sempre quando compramos um terreno ou lote, temos a oportunidade de fazer aquela casa grande com que sonhamos a vida inteira. Às vezes, por falta de dinheiro ou de espaço mesmo, temos que nos contentar com ambientes mais reduzidos, apertados. Mas, mesmo nestas situações, nem tudo está perdido. É possível ampliar os ambientes da casa com mediadas simples. Em outras palavras, é possível sim fazer nossa casa parecer maior, mesmo ela sendo pequena.
.

.
Os benefícios disso? Bom, os psicológicos são os mais evidentes. Nos sentimos mais livres, menos ansiosos e mais dispostos durante o tempo em que estamos em casa. Confira algumas dicas.
.
Uso de cores claras
Os ambientes pintados e decorados com cores mais claras possuem uma sensação de amplitude maior do que aqueles com cores mais escuras. Além disso, é importante que exista uma coerência entre as cores usadas.
.

.
Por exemplo: tapete, cortina e móveis devem seguir a mesma linha de tonalidade, talvez com pequenas alterações. Isso permite a identificação de diferentes padrões e organiza a atenção do observador.
.
Luz natural
Pelo mesmo motivo das cores usadas na decoração, os ambientes iluminados parecem maiores do que aqueles que não recebem tanta luz natural. Isso está ligado, também, a outra técnica: o uso de paredes e portas de vidro, assim como grandes janelas, que tenham vista para o quintal ou para o jardim. Essas estruturas permitem que visão não seja interrompida bruscamente por um obstáculo opaco e aumentam a sensação de liberdade.
.
Móveis planejados
Como o próprio nome já diz, os móveis planejados são feitos para ocuparem exatamente o espaço para o qual foram desenhados, evitando pequenos vãos entre eles e a parede. Pode parecer uma variação pequena, mas a diferença é bastante perceptível, fora a organização que o uso de um móvel embutido permite.
.

.
Unidade visual
Além de móveis, paredes, cortinas e decoração combinando, é interessante apostar no mesmo tipo de piso para todos os ambientes da casa, à exceção, claro, daqueles que requerem piso frio (como banheiros e cozinha).
A unidade visual gerada pela combinação e pelo mesmo piso amplia os ambientes, integrando-os de um jeito uniforme.
.
Altura dos móveis
Para aumentar a sensação de amplitude de um ambiente, uma boa tática é apostar em móveis com altura mais baixa. Isso porque eles liberam mais espaço na altura da nossa visão e passam a impressão de que o teto é mais alto. Por mais que possa parecer algo inútil, é uma coisa que faz bastante diferente na qualidade de vida diariamente.
.
Uso de espelhos
Uma opinião óbvia seria a de que os espelhos ajudam a dobrar o ambiente de tamanho. É claro que não podemos levar isso ao pé da letra, mas de fato o uso desses vidros refletores, ao também ajudarem na iluminação, dão a entender que o lugar é maior do que realmente é.
.

.
Iluminação artificial
Nem sempre é possível contar com a iluminação natural, certo? Quando chega a noite, é preciso utilizar técnicas diferentes. Até um tempo atrás, por exemplo, era normal que todos os ambientes possuíssem um ponto luminoso central, com um potente lustre ou luminária.
Com o passar dos anos, no entanto, decoradores começaram a perceber que a iluminação direcionada para diferentes pontos, como obras de arte ou peças de decoração – ou mesmo espelhos – dividiam melhor o cômodo e permitiam que mais variações fossem testadas. Isso ajuda bastante no aumento sensorial de tamanho de uma sala.
.

.
Resumindo
Mesmo que não consigamos construir aquela casa grande como sempre sonhamos, podemos empregar algumas técnicas para fazer com que nossas singelas acomodações pareçam bem maiores do que realmente são. Entre essas técnicas simples e baratas, estão:
Uso de cores claras na decoração: elas dão uma amplitude maior do que as cores escuras.
Iluminação natural: aumentam o campo de visão e, quando associadas a paredes de vidro e janelas, não permitem que nossa vista seja interrompida bruscamente no primeiro obstáculo.
Móveis planejados: evitam que pequenos espaços entre paredes e móveis diminuam ainda mais um ambiente.
Unidade visual: móveis combinando com cortinas e tapetes e uso do mesmo piso em diferentes cômodos.
Altura dos móveis: apostar em móveis mais baixos é uma boa pedida para casas menores.
Espelhos: o reflexo serve como uma extensão do ambiente.
Luz artificial: deve ser direcionada para pontos específicos e não utilizada de forma central.
.
.
Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:
.
conteúdo sobre decoração | conteúdo sobre construção | conteúdo sobre finanças |
conteúdo sobre loteamento | conteúdo sobre o mercado imobiliário | conteúdo com dicas |
.