Ampliar os ambientes da casa

Dicas para ampliar os ambientes da casa

Para ampliar os ambientes da casa não precisa necessariamente fazer grandes obras ou reformas. Veja neste artigo dicas práticas de como deixar a sua casa maior.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Nem sempre quando compramos um terreno ou lote, temos a oportunidade de fazer aquela casa grande com que sonhamos a vida inteira. Às vezes, por falta de dinheiro ou de espaço mesmo, temos que nos contentar com ambientes mais reduzidos, apertados. Mas, mesmo nestas situações, nem tudo está perdido. É possível ampliar os ambientes da casa com mediadas simples. Em outras palavras, é possível sim fazer nossa casa parecer maior, mesmo ela sendo pequena.

.

Ampliar os ambientes da casa
Ampliar os ambientes da casa: nem só de espaço é preciso para tornar os ambientes mais amplos

.

Os benefícios disso? Bom, os psicológicos são os mais evidentes. Nos sentimos mais livres, menos ansiosos e mais dispostos durante o tempo em que estamos em casa. Confira algumas dicas.

.

Uso de cores claras

Os ambientes pintados e decorados com cores mais claras possuem uma sensação de amplitude maior do que aqueles com cores mais escuras. Além disso, é importante que exista uma coerência entre as cores usadas.

.

Ampliar os ambientes da casa
Ampliar os ambientes da casa: do branco ao creme, as cores claras ajudam a criar uma sensação de amplitude

.

Por exemplo: tapete, cortina e móveis devem seguir a mesma linha de tonalidade, talvez com pequenas alterações. Isso permite a identificação de diferentes padrões e organiza a atenção do observador.

.

Luz natural

Pelo mesmo motivo das cores usadas na decoração, os ambientes iluminados parecem maiores do que aqueles que não recebem tanta luz natural. Isso está ligado, também, a outra técnica: o uso de paredes e portas de vidro, assim como grandes janelas, que tenham vista para o quintal ou para o jardim. Essas estruturas permitem que visão não seja interrompida bruscamente por um obstáculo opaco e aumentam a sensação de liberdade.

.

Móveis planejados

Como o próprio nome já diz, os móveis planejados são feitos para ocuparem exatamente o espaço para o qual foram desenhados, evitando pequenos vãos entre eles e a parede. Pode parecer uma variação pequena, mas a diferença é bastante perceptível, fora a organização que o uso de um móvel embutido permite.

.

Ampliar os ambientes da casa
Ampliar os ambientes da casa: móveis planejados é sempre uma boa opção pra ampliar e deixar tudo organizado

.

Unidade visual

Além de móveis, paredes, cortinas e decoração combinando, é interessante apostar no mesmo tipo de piso para todos os ambientes da casa, à exceção, claro, daqueles que requerem piso frio (como banheiros e cozinha).

A unidade visual gerada pela combinação e pelo mesmo piso amplia os ambientes, integrando-os de um jeito uniforme.

.

Altura dos móveis

Para aumentar a sensação de amplitude de um ambiente, uma boa tática é apostar em móveis com altura mais baixa. Isso porque eles liberam mais espaço na altura da nossa visão e passam a impressão de que o teto é mais alto. Por mais que possa parecer algo inútil, é uma coisa que faz bastante diferente na qualidade de vida diariamente.

.

Uso de espelhos

Uma opinião óbvia seria a de que os espelhos ajudam a dobrar o ambiente de tamanho. É claro que não podemos levar isso ao pé da letra, mas de fato o uso desses vidros refletores, ao também ajudarem na iluminação, dão a entender que o lugar é maior do que realmente é.

.

Ampliar os ambientes da casa
Ampliar os ambientes da casa: espelho é uma opção barata e divertida para deixar os ambientes maiores

.

Iluminação artificial

Nem sempre é possível contar com a iluminação natural, certo? Quando chega a noite, é preciso utilizar técnicas diferentes. Até um tempo atrás, por exemplo, era normal que todos os ambientes possuíssem um ponto luminoso central, com um potente lustre ou luminária.

Com o passar dos anos, no entanto, decoradores começaram a perceber que a iluminação direcionada para diferentes pontos, como obras de arte ou peças de decoração – ou mesmo espelhos – dividiam melhor o cômodo e permitiam que mais variações fossem testadas. Isso ajuda bastante no aumento sensorial de tamanho de uma sala.

.

Ampliar os ambientes da casa
Ampliar os ambientes da casa: luz natural não só amplia o ambiente como também traz economia na conta

.

Resumindo

Mesmo que não consigamos construir aquela casa grande como sempre sonhamos, podemos empregar algumas técnicas para fazer com que nossas singelas acomodações pareçam bem maiores do que realmente são. Entre essas técnicas simples e baratas, estão:

Uso de cores claras na decoração: elas dão uma amplitude maior do que as cores escuras.

Iluminação natural: aumentam o campo de visão e, quando associadas a paredes de vidro e janelas, não permitem que nossa vista seja interrompida bruscamente no primeiro obstáculo.

Móveis planejados: evitam que pequenos espaços entre paredes e móveis diminuam ainda mais um ambiente.

Unidade visual: móveis combinando com cortinas e tapetes e uso do mesmo piso em diferentes cômodos.

Altura dos móveis: apostar em móveis mais baixos é uma boa pedida para casas menores.

Espelhos: o reflexo serve como uma extensão do ambiente.

Luz artificial: deve ser direcionada para pontos específicos e não utilizada de forma central.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2