Projetos com materiais sustentáveis são desenvolvidos atualmente em todo o mundo e em diversos segmentos. Na hora de construir uma casa não pode ser diferente. Tanto durante a construção quanto após concluída, a residência precisa estar harmonizada com o meio ambiente. Chamada de Bioarquitetura, essa tendência foca no uso de insumos naturais, reduzindo a poluição gerada nos processos de transformação da matéria-prima e a emissão de gases no transporte até a obra. A idéia é reduzir ao máximo o impacto na natureza, utilizando, por exemplo, a água e a energia com eficiência.
.

.
O mercado da construção civil dispõe de uma série de materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental como madeiras reflorestadas e tijolos de adobe. Nada impede, no entanto, que o próprio morador use a criatividade para buscar soluções ecologicamente corretas. Após a compra do terreno, é hora de pensar o projeto da residência usando o conceito de Bioarquitetura. Ou seja, o desenho deve incorporar elementos naturais, mantendo, por exemplo, árvores e plantas já existentes no terreno.
.
Materiais Sustentáveis na construção
Madeiras
Madeiras de reflorestamento certificadas é um dos recursos mais utilizados quando o assunto é construção sustentável. Outra opção é madeira plástica. Muito parecida com a madeira tradicional, é feita de plástico reciclado, podendo ser usada como piso ou revestimento. Por ser de plástico, tem a vantagem de ser imune a pragas, como cupim, e tem menor necessidade de manutenção.
.

.
Bioconcreto
Um dos materiais de construção mais usados em todo o mundo, o concreto tradicional pode ser também maléfico para o planeta em função de emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Uma alternativa é o Bioconcreto, um tipo de concreto capaz de regenerar construções desgastadas graças a ação de bactérias.
.
Tijolo ecológico
O tijolo ecológico é uma alternativa verde aos tijolos de barro padrão e ainda apresenta outras vantagens. Ao contrário dos tradicionais, que são queimados em fornos e geram gases poluentes, os ecotijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica, dando vida a um material de grande resistência, isolamento acústico e térmico.
.
Materiais sustentáveis no acabamento da casa
Telhado verde
Feito de laje ou telha, o telhado verde é uma cobertura de plantas que permite melhor aproveitamento da luz do sol, bem como temperatura mais agradável dentro de casa. Além disso, o recurso capta água da chuva que pode ser reaproveitada.
.
Bambu
O bambu pode ser usado tanto na construção da casa quanto para decoração. A espécie mais apropriada para movelaria e construção é a conhecida como bambu-mirim. Entre as características desse insumo estão a resistência e o acesso fácil, uma vez que pode ser colhido apenas três anos após o plantio. É muito usado, por exemplo, para a confecção de pisos e cercas vivas.
.
Replast
Fabricado a base de plástico reciclado, o replast é um tijolo que dispensa o uso de argamassa, o que reduz os custos para construção das estruturas, além de diminuir o desperdício de materiais e a produção de resíduos.
.

.
Tinta ecológica
As tintas ecológicas são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais, oriundos de solos do Brasil. Outra opção no mercado são as tintas sustentáveis produzidas a partir de pigmentos vegetais, como jenipapo e urucum.
.
Argila e fibras
Esse tipo de material pode ser usado para revestir as paredes, contribuindo para o conforto térmico. Ajuda ainda na decoração.
.

.
Materiais sustentáveis no consumo do dia a dia
Energia solar
Considerada uma das fontes energéticas mais limpas do mundo, já que não traz nenhum impacto para a natureza, a energia solar é cada vez mais usada em residências. O clima no Brasil favorece o uso dos painéis fotovoltaicos para a captação dos raios solares e transformação em energia. É usado, por exemplo, para aquecer água do chuveiro e piscina.
.
Consumo de água
Outro sistema já bastante utilizado no Brasil é o de captação de água pluvial. A água não pode ser usada para o consumo humano, mas é ideal para vasos sanitários, jardins e serviços de limpeza. Para a instalação do sistema, é preciso ter uma cisterna que fará a armazenagem e, posteriormente, o direcionamento correto para o reaproveitamento.
.

.
Lâmpada de Led
As lâmpadas de LED podem durar cerca de 25 vezes mais do que as comuns. Além disso, consomem menos energia para funcionar.
.
Bloco de Adobe
Feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, é muito resistente e uma boa alternativa aos blocos tradicionais. Ecológico e sustentável, funciona como isolante térmico.
.
Resumindo os motivos para construir uma casa sustentável
- Projeto: o projeto deve usar o conceito de Bioarquitetura com elementos naturais, integrando a casa ao meio ambiente.
- Madeiras: madeiras de reflorestamento certificadas é um dos recursos mais utilizados quando o assunto é construção sustentável.
- Bioconcreto: tipo de concreto capaz de regenerar construções desgastadas graças a ação de bactérias.
- Telhado verde: feito de laje ou telha, o telhado verde é uma cobertura de plantas que permite melhor aproveitamento da luz do sol, bem como temperatura mais agradável dentro de casa.
- Bambu: pode ser usado tanto na construção da casa quanto para decoração.
- Tinta ecológica: são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais, oriundos de solos do Brasil.
- Replast: feito com plástico reciclado, o replast é um tijolo que dispensa o uso de argamassa.
- Argila e fibras: pode ser usado para revestir as paredes, contribuindo para o conforto térmico.
- Tijolo ecológico: os ecotijolos são de grande resistência, isolamento acústico e térmico.
- Energia solar: o clima no Brasil favorece o uso dos painéis fotovoltaicos para a captação dos raios solares e transformação em energia.
- Consumo de água: ideal para vasos sanitários, jardins e serviços de limpeza.
- Lâmpada de Led: podem durar cerca de 25 vezes mais do que as comuns e consomem menos energia.
- Bloco de Adobe: Feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, é muito resistente e uma boa alternativa aos blocos tradicionais.
.
.
Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:
.
conteúdo sobre decoração | conteúdo sobre construção | conteúdo sobre finanças |
conteúdo sobre loteamento | conteúdo sobre o mercado imobiliário | conteúdo com dicas |
.