Materiais sustentáveis

Dicas de materiais sustentáveis para construir a sua casa

Hoje em dia é possível usar materiais sustentáveis em todas as etapas de construção de uma casa. Confira as dicas neste artigo!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Projetos com materiais sustentáveis são desenvolvidos atualmente em todo o mundo e em diversos segmentos. Na hora de construir uma casa não pode ser diferente. Tanto durante a construção quanto após concluída, a residência precisa estar harmonizada com o meio ambiente. Chamada de Bioarquitetura, essa tendência foca no uso de insumos naturais, reduzindo a poluição gerada nos processos de transformação da matéria-prima e a emissão de gases no transporte até a obra. A idéia é reduzir ao máximo o impacto na natureza, utilizando, por exemplo, a água e a energia com eficiência.
.

Estilos de Decoração
Materiais sustentáveis: as opções são tanto para a construção quanto para o acabamento e decoração da casa

.

O mercado da construção civil dispõe de uma série de materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental como madeiras reflorestadas e tijolos de adobe. Nada impede, no entanto, que o próprio morador use a criatividade para buscar soluções ecologicamente corretas. Após a compra do terreno, é hora de pensar o projeto da residência usando o conceito de Bioarquitetura. Ou seja, o desenho deve incorporar elementos naturais, mantendo, por exemplo, árvores e plantas já existentes no terreno.  

.

Materiais Sustentáveis na construção

Madeiras

Madeiras de reflorestamento certificadas é um dos recursos mais utilizados quando o assunto é construção sustentável. Outra opção é madeira plástica. Muito parecida com a madeira tradicional, é feita de plástico reciclado, podendo ser usada como piso ou revestimento. Por ser de plástico, tem a vantagem de ser imune a pragas, como cupim, e tem menor necessidade de manutenção.

.

Materiais sustentáveis
Materiais sustentáveis: consultar profissionais da área ajuda a escolher melhor os materiais

.

Bioconcreto

Um dos materiais de construção mais usados em todo o mundo, o concreto tradicional pode ser também maléfico para o planeta em função de emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Uma alternativa é o Bioconcreto, um tipo de concreto capaz de regenerar construções desgastadas graças a ação de bactérias.

.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é uma alternativa verde aos tijolos de barro padrão e ainda apresenta outras vantagens. Ao contrário dos tradicionais, que são queimados em fornos e geram gases poluentes, os ecotijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica, dando vida a um material de grande resistência, isolamento acústico e térmico.

.

Materiais sustentáveis no acabamento da casa

Telhado verde

Feito de laje ou telha, o telhado verde é uma cobertura de plantas que permite melhor aproveitamento da luz do sol, bem como temperatura mais agradável dentro de casa. Além disso, o recurso capta água da chuva que pode ser reaproveitada.

.

Bambu

O bambu pode ser usado tanto na construção da casa quanto para decoração. A espécie mais apropriada para movelaria e construção é a conhecida como bambu-mirim. Entre as características desse insumo estão a resistência e o acesso fácil, uma vez que pode ser colhido apenas três anos após o plantio. É muito usado, por exemplo, para a confecção de pisos e cercas vivas.

.

Replast

Fabricado a base de plástico reciclado, o replast é um tijolo que dispensa o uso de argamassa, o que reduz os custos para construção das estruturas, além de diminuir o desperdício de materiais e a produção de resíduos.

.

Materiais sustentáveis
Materiais sustentáveis: as opções de materaisi para o acabamentos são das mais diversas

.

Tinta ecológica

As tintas ecológicas são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais, oriundos de solos do Brasil. Outra opção no mercado são as tintas sustentáveis produzidas a partir de pigmentos vegetais, como jenipapo e urucum.

.

Argila e fibras

Esse tipo de material pode ser usado para revestir as paredes, contribuindo para o conforto térmico. Ajuda ainda na decoração.

.

Materiais sustentáveis
Materiais sustentáveis: tornar a sua casa sustentável é uma das inúmeras vantagens de construir a própria casa

.

Materiais sustentáveis no consumo do dia a dia

Energia solar

Considerada uma das fontes energéticas mais limpas do mundo, já que não traz nenhum impacto para a natureza, a energia solar é cada vez mais usada em residências. O clima no Brasil favorece o uso dos painéis fotovoltaicos para a captação dos raios solares e transformação em energia. É usado, por exemplo, para aquecer água do chuveiro e piscina.

.

Consumo de água

Outro sistema já bastante utilizado no Brasil é o de captação de água pluvial. A água não pode ser usada para o consumo humano, mas é ideal para vasos sanitários, jardins e serviços de limpeza. Para a instalação do sistema, é preciso ter uma cisterna  que fará a armazenagem e, posteriormente, o direcionamento correto para o reaproveitamento.

.

Contratar mão-de-obra
Materiais sustentáveis: contratar mão de obra especializada faz a diferença no projeto

.

Lâmpada de Led

As lâmpadas de LED podem durar cerca de 25 vezes mais do que as comuns. Além disso, consomem menos energia para funcionar.
.

Bloco de Adobe

Feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, é muito resistente e uma boa alternativa aos blocos tradicionais. Ecológico e sustentável, funciona como isolante térmico.

.

Resumindo os motivos para construir uma casa sustentável

  • Projeto: o projeto  deve usar o conceito de Bioarquitetura com elementos naturais, integrando a casa ao meio ambiente.
  • Madeiras: madeiras de reflorestamento certificadas é um dos recursos mais utilizados quando o assunto é construção sustentável.
  • Bioconcreto: tipo de concreto capaz de regenerar construções desgastadas graças a ação de bactérias.
  • Telhado verde: feito de laje ou telha, o telhado verde é uma cobertura de plantas que permite melhor aproveitamento da luz do sol, bem como temperatura mais agradável dentro de casa.
  • Bambu: pode ser usado tanto na construção da casa quanto para decoração.
  • Tinta ecológica: são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais, oriundos de solos do Brasil.
  • Replast: feito com plástico reciclado, o replast é um tijolo que dispensa o uso de argamassa.
  • Argila e fibras: pode ser usado para revestir as paredes, contribuindo para o conforto térmico.
  • Tijolo ecológico: os ecotijolos são de grande resistência, isolamento acústico e térmico.
  • Energia solar: o clima no Brasil favorece o uso dos painéis fotovoltaicos para a captação dos raios solares e transformação em energia.
  • Consumo de água: ideal para vasos sanitários, jardins e serviços de limpeza.
  • Lâmpada de Led: podem durar cerca de 25 vezes mais do que as comuns e consomem menos energia.
  • Bloco de Adobe: Feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, é muito resistente e uma boa alternativa aos blocos tradicionais.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2