Decoração para área externa

Dicas de decoração para área externa

A área externa de uma residência pode ter a sua estrutura idealizada para ser um local de maior conforto. Para isso, alguns elementos precisam ser escolhidos de maneira assertiva. Confira as nossas dicas de decoração para área externa.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

A proximidade do verão traz também a vontade de usar mais o espaço do lado de fora da casa, principalmente para confraternizações. Por tanto, na hora de pensar na decoração para área externa é bom reservar um espaço no terreno para quintal e varanda. Essas áreas devem ser projetadas para serem sinônimo de descanso, descontração e prazer. Além de itens como churrasqueira, piscinas e mesas, é preciso estar atento também à decoração. Especialistas ensinam que o ambiente de fora da casa deve estar em sintonia com o interior. Todos esses detalhes deixarão a área externa confortável e agradável tanto para moradores quanto visitantes.

.

Decoração para área externa
Decoração para área externa: com o espaço amplo, as ideias de como decorar são infinitas

.

Pinterest

O primeiro passo é ter em mente qual tendência seguir. Rede social mais difundida entre os profissionais de arquitetura e decoração, estilistas e designers, o Pinterest pode ajudar a descobrir o que está sendo usado no mercado. Hoje, são mais de 400 milhões de pessoas no mundo que compartilham ali suas ideias e inspirações por meio de conteúdos inteiramente visuais. No perfil da 1M2 é  possível conferir todas as tendências de arquitetura e decoração. São dicas como o uso adequado das plantas, composição de cores e montagem de ambientes dos mais variados perfis. O perfil da 1M2 está repleto de imagens inspiradoras.

.

Pinterest 1M2 Loteamentos
Decoração para área externa: o Pinterest da 1M2 é o melhor lugar para pesquisar referências de decoração para a sua casa

.

Móveis

Por meio das fotografias, é possível, por exemplo, conferir ideias de móveis que combinam mais com a área de lazer. Diferentemente da sala, a área ao ar livre pede cadeiras e mesas nas laterais. Em espaços menores, as cadeiras podem ser trocadas por puffs ou futons. O importante é ter em mente que esses objetos precisam ser feitos de materiais resistentes ao sol, vento e chuvas, mas ao mesmo tempo apresentar um aspecto de leveza. O uso de almofadas e redes também é recomendado a fim de deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

.

Decoração para área externa
Decoração para área externa: é fundamental que os móveis escolhidos seja apropriado para aguartar sol, chuva e vento

.

Cores

Já na hora de escolher a cor, o morador deve escolher aquelas que combinem com os móveis. Pode ser cor neutra ou forte, dependendo do visual que se queria dar ao ambiente.

.

Iluminação

Uma iluminação eficiente pode fazer toda a diferença em um projeto de decoração, principalmente do lado de fora da casa. Nos espaços destinados às refeições, a luz deve ser mais forte e direcionada. Já a iluminação indireta tem a função de deixar o ambiente aconchegante. Lojas especializadas contam com muitas opções de iluminação como lâmpadas de Led específicas para áreas externas.

.

Piscina

Um dos objetos de desejo mais cobiçados em áreas externas é a piscina. O ideal é que seja planejada junto a construção da casa para se adequar ao espaço disponível. Há várias opções de tamanho e tipo de material no mercado. O ambiente pode ser decorado com espreguiçadeiras e poltronas.

.

Decoração para área externa
Decoração para área externa: móveis para descansar e proteger do sol são os mais indicados

.

Pisos

Por ser área ao ar livre e úmida, os pisos devem ser sempre antiderrapantes, o que aumenta a segurança, principalmente em relação aos idosos e crianças. Outra opção é o deque de madeira, fáceis de serem encontrados em loja do ramo e instalados.

.

Natureza

A área livre das casas é a oportunidade dos moradores terem mais contato com a natureza. Por isso, as opções de paisagismo são diversas e dependem do espaço disponível. Podem ser plantas em vasos, árvores que se adaptem ao local  e um jardim vertical, ou seja, fixado em uma parede. Essa solução, muita usada por arquitetos, suporta vários tipos de espécies diferentes. Alguns exemplos de plantas que podem ser usadas na área de lazer são samambaias e cactos, além de hortas. O recurso gera ainda conforto térmico ao ambiente.

.

Decoração para área externa
Decoração para área externa: o paisagismo na área externa da casa faz toda a diferença na decoração

.

Varanda Gourmet, cobertura e vista

Nos últimos anos, as varandas gourmet se tornaram uma tendência. Além de churrasqueiras, forno para pizzas e outros eletrodomésticos, esses espaços pedem bancos e banquetas. Já a vista da residência é um dos atrativos mais cobiçados pelos proprietários. Neste caso, a decoração deve ser pensada para a valorização desse espaço. Para a área ao ar livre combina com sol, mas também é preciso pensar em uma cobertura para dias mais quentes ou chuvosos. Há algumas opções como mesas com guarda-sol ou tendas.

.

Resumindo como decoração para área externa da casa  

.

  • Pinterest: a rede social da 1M2 oferece inúmeras imagens com tendências de arquitetura e decoração.
  • Móveis: cadeiras e mesas nas laterais ou puffs ou futons, dependendo do espaço disponível.
  • Cores: cores que combinem com os móveis.
  • Iluminação: nos espaços destinados às refeições, a luz deve ser mais forte. Já a iluminação indireta deixa o ambiente aconchegante.
  • Piscina: o ideal é que seja planejada junto a construção da casa e decorada com espreguiçadeiras e poltronas.
  • Pisos: Precisam ser antiderrapantes, o que aumenta a segurança.
  • Natureza: as opções de paisagismo incluem plantas e árvores, além de um jardim vertical, ou seja, fixado em uma parede.
  • Varanda Gourmet: esses espaços pedem bancos e banquetas.
  • Vista: um dos atrativos mais cobiçados pelos proprietários. Neste caso, a decoração deve ser pensada para a valorização desse espaço.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2