Cuidados com o terreno

Cuidados com o terreno: dicas para manter limpo e seguro

Após a compra do m² dos sonhos é preciso que os proprietários priorizem os cuidados com o terreno, como limpeza e segurança. Confira as dicas!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

A facilidade de compra de um terreno em um dos diversos loteamentos espalhados pelo interior do Brasil faz com que muitas vezes as pessoas adquiram seu m² dos sonhos antes de iniciar os planos para construir sua casa, sendo necessário cuidados com o terreno. Neste blog já instruímos como preparar o terreno para a construção, e como contratar a mão de obra certa para o seu projeto. Mas, enquanto as obras não começam, é preciso deixar as coisas em ordem para evitar multas e prejuízos, seja para você ou para os vizinhos. Neste post, você var ver algumas dicas de como cuidar do seu lote enquanto a casa não é erguida.

.

Cuidados com o terreno
Cuidados com o terreno: organização e planejamento são fundamentais para manter a manutenção do terreno

.

Cuidados com o terreno: vistorie seu lote regularmente

Quando você adquire um lote num novo empreendimento, é importante ir semanalmente ou, pelo menos, quinzenalmente ao local para ver como está a situação e se é preciso alguma intervenção para solucionar problemas.

Nos momentos em que estiver ausente, é preciso deixar seus contatos com a administração do loteamento ou condomínio para que ela entre em contato caso haja alguma emergência ou alguma questão a ser resolvida.

.

Cuidados com o terreno
Cuidados com o terreno: é de extrema importância que o proprietário do terreno visite sempre que possível o local

.

Aproveite as visitas também para ver como os vizinhos estão cuidando dos lotes deles e se há técnicas e experiências que podem ser trocadas. Afinal, com a correta manutenção geral, todos ganham.

.

Cuidados com o terreno: contrate profissionais especializados

Há diversas empresas e profissionais que são especializados na manutenção de terrenos, mantendo-os limpos e em ordem enquanto a construção não ocorre.

Em muitos casos, a própria administração do condomínio ou associação de moradores já possui indicação de onde encontrar este tipo de serviço.

Não se esqueça de deixar uma autorização de entrada para que essas equipes possam ter acesso ao residencial e, assim, possam desempenhar seu trabalho sem quaisquer obstáculos.

.

Cuidados com o terreno: realize a limpeza rotineira

Um lote precisa estar sempre limpo. No caso dos terrenos, esta é uma tarefa que acaba dando um pouco de trabalho porque a vegetação cresce rapidamente no lugar, transformando em pouco tempo um pequeno monte de terra em um verdadeiro matagal.

.

Cuidados com o terreno
Cuidados com o terreno: evite o acumulo de entulhos ao redor do seu terreno

.

Todo esse mato acaba atraindo insetos e diversos tipos de bichos, que podem ir para as casas vizinhas. Por isso, é preciso realizar rotineiramente a remoção dessa vegetação.

.

Cuidados com o terreno: providencie o descarte correto

De nada adiante manter o seu terreno limpo se você joga o material coletado em lugares impróprios. Toda a vegetação, assim como outros tipos de materiais presentes no terreno precisam receber o destino adequado.

Por isso, é de extrema importância que você cobre da empresa contratada para realizar o serviço que ela mostre qual é o destino dado à sujeira.

Se optar por fazer o serviço você mesmo, procure se informar junto à prefeitura ou com a associação de moradores onde são os locais autorizados de despejo.

.

Cuidados com o terreno: atenção com os venenos

É normal que muitas pessoas queiram utilizar substâncias químicas tanto para eliminar a vegetação, evitando que ela cresça novamente, como para manter os animais e as pragas afastadas. No entanto, isso deve ser feito com moderação.

.

Cuidados com o terreno
Cuidados com o terreno: procure sempre um especialista do assunto

.

O uso inadequado dessas substâncias pode significar um risco para os outros moradores locais, sobretudo para crianças que brincam nas proximidades, e também para animais de estimação, que passeiam com os seus donos pelo condomínio.

Além de tudo, a utilização de excesso pode gerar a contaminação do solo, trazendo problemas a se resolver quando a obra começar, quando haverá grande movimentação de terra e de pessoas no local.

.

Cuidados com o terreno: evite punições

O descaso na manutenção do seu lote, assim como procedimentos inadequados para cuidar dele, podem ser punidos tanto pela administração do condomínio como pela prefeitura, basta que haja uma denúncia ou apenas uma fiscalização paulatina. O valor dessas multas pode ser ainda maior em caso de reincidência.

O maior risco, porém, é caso haja alguém prejudicado, seja vizinho ou trabalhador do loteamento. Neste caso, a situação pode gerar um processo e você pode ser obrigado a pagar reparações ou indenizações.

.

Cuidados com o terreno
Cuidados com o terreno: evite multas que podem comprometer o seu planejamento financeiro

.

Resumindo cuidados com o terreno

Muitas pessoas comprar terrenos em loteamentos e condomínios, mas esquecem que, antes de começar a construção da casa, são necessários diversos cuidados com aquela porção de terra. Por isso, é essencial tomar algumas precauções.

Vistorie sempre o seu lote: visite o local semanal ou quinzenalmente para verificar se ele precisa de alguma manutenção prévia ou posterior.

Mantenha seu lote limpo: realize a remoção da vegetação e da sujeira, mesmo que ela tenha sido jogada por outras pessoas, a fim de evitar bichos e insetos para a vizinhança.

Contrate empresas ou profissionais especializados: cada tipo de manutenção possui um tipo de profissional especializado. Procure se informar com a associação de moradores para ter indicações de quem pode realizar o serviço.

Realize o descarte correto: cobre da empresa contratada para a limpeza o correto descarte dos materiais coletados. Se você fizer o serviço, informe-se quais são os lugares de despejo.

Evite punições: um lote malcuidado certamente acarretará punições em forma de multa. Caso haja pessoas prejudicadas por doenças ou algo do tipo, a situação pode virar um processo que resultará em reparações ou indenizações.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo sobre dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2