Morar no interior

Morar no interior: conheça os benefícios!

A ideia de morar no interior tem se materializado para milhares de moradores das capitais. Por isso, neste artigo listamos todos os benefícios de morar no interior.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

O pós-pandemia certamente será diferente do que estávamos acostumados. Uma das grandes diferenças será na qualidade da moradia, pois a casa agora é local de trabalho, estudo, exercícios e lazer, mais pessoas buscam se mudar para loteamentos, condomínios e casas para morar no interior, onde podem passar mais tempo ao ar livre e ter maior contato com áreas verdes.

Morar no interior
Morar no interior: mais pessoas passaram a querer morar no interior depois da pandemia

Principalmente nos ensinos médio e superior, as aulas à distância serão quase tão comuns quanto presenciais e uma nova modalidade aparece com força: as aulas simultâneas, que ocorrem física e remotamente ao mesmo tempo. Assim, não importa onde você esteja, pois terá a mesma qualidade de ensino que quem mora nos grandes centros.

No trabalho, muitas profissões já não precisavam de um escritório para serem exercidas, mas ainda tinha resistência à prática do home office. Agora, mas dois ou três dias durante a semana trabalhando de casa devem virar padrão, com muitas reuniões virtuais.

Todas essas mudanças, claro, influenciam no mercado imobiliário, com maior demanda por loteamentos, casas em condomínios e sítios. As pessoas procuram agora por locais maiores para morar, com áreas externas e de lazer, priorizando a saúde mental.

Morar no interior
Morar no interior virou melhor opção para famílias com crianças

Isso porque, além de todas as questões aqui expostas, as pessoas devem começar a preferir exercícios aeróbicos em áreas abertas, como praças e parques, assim como um grande quintal.

A experiência de morar no interior

Em geral, o interior possui mais áreas disponíveis para construção do que as grandes cidades, o que reflete em um preço por metro quadrado bem inferior. Essa disponibilidade permite que sejam desenvolvidos grandes empreendimentos nas proximidades dos centros urbanos, garantindo ao mesmo tempo para os moradores qualidade de vida e praticidade.

A vida no interior é mais calma e tranquila. Soma-se a isso a maior porcentagem de áreas verdes já comum nos empreendimentos horizontais. Em qualquer parte do estado, o morador terá contato com a natureza de forma bem mais frequente do que se estivesse no centro de uma metrópole.

migração para o interior é facilmente explicada, em boa parte. Com a pandemia, a rotina nos nas grandes cidades ficou cansativa, com trabalho e estudo no mesmo lugar, e muito passaram a procurar uma casa em regiões mais afastadas.

Morar no interior
Morar no interior: vida ao ar livre é mais comum no interior

Nesse sentido, ir para o interior significa se mudar para uma casa numa casa com área externa para pelo menos um banho de sol diário. Para as famílias com crianças, esta opção se tornou quase obrigatória.

Segurança

Um dos grandes problemas das grandes cidades no país sempre foi a segurança. Embora morar no interior não signifique estar livre da criminalidade, porque afinal sabemos o país em que vivemos, certamente permite algumas liberdades que não teríamos antes, como um passeio tranquilo pela rua.

Quando falamos de condomínios, para onde boa parte das pessoas que vão morar no interior estão se mudando, a sensação de segurança fica maior, já que existe o controle de acesso quanto o monitoramento da vizinhança 24 horas se tornam componentes importantes na hora de decidir pela mudança.

Morar no interior
Morar no interior: segurança é um dos pontos mais importantes da vida no interior

Assim, as crianças podem brincar nas ruas à vontade, os vizinhos podem se encontrar para conversar e todos podem passear sem medo pela área do empreendimento.

Locomoção

Enquanto o trânsito nas grandes cidades está cada dia mais complicado, no interior a facildade de locomoção é maior, tanto dentro da cidade quanto no deslocamentos para os municípios ao redor. Isso garante menos atrasos em compromissos importantes e pode ser essencial em casos de emergência.

Morar no interior
Morar no interior: hábitos de vida no interior incluem passeios na rua de forma tranquila

Muitas vezes, o tempo gasto para ir de um bairro a outro na metrópole é equivalente ao de ir de uma cidade para outra – frequentemente percorrendo mais de 100km – pelo interior.

Economia

Hoje, as principais economias em expansão no Brasil estão no interior. Muitas empresas estão de deslocando das capitais e zonas metropolitanas para cidades menores, em busca de maior qualidade de vida para os seus funcionários.

Outra questão é que o comércio e a disponibilidade de serviços nesses lugares estão aumentando consideravelmente. Hoje, praticamente tudo o que está disponível para alguém numa grande cidade também está acessível para as pessoas do interior. O melhor é que, nas cidades pequenas, o custo por esses serviços é bem menor.

Ao mesmo tempo, as cidades do interior oferecem melhores oportunidades de investimento e empreendedorismo, por conta da menor concorrência.

Proximidade entre pessoas

As grandes cidades costumam oferecer boas opções para convívio social. O problema é que quase nunca as pessoas têm tempo para usufruir deles. No interior, é diferente. Os encontros são mais frequentes, seja em bares, restaurantes, confraternizações ou churrascos em casas.

Morar no interior
Morar no interior: interação social com amigos, familiares e vizinhos é mais frequente no interior

Essa maior interação social permite uma vida mais feliz, que se reflete também na saúde psicológica.

Resumindo como é morar no interior

Com a pandemia, cresceu o número de pessoas dispostas a sair da cidade grande é ir morar em condomínios no interior do país. Este movimento é mais forte em determinados estados como São Paulo.

Essas pessoas que se mudam para o interior vão atrás de mais qualidade de vida. Mas de onde vem essa qualidade. Ela vem do maior contato com a natureza, maior espaço para construir sua casa e morar, menos tempo no trânsito, mais segurança para toda a família, uma economia em crescimento e, sobretudo, mais interações sociais com amigos, familiares e vizinhos.

Todos esses fatores combinados permitem uma vida mais alegre e saudável, algo que está cada dia mais difícil de se obter. A escolha pelo interior é uma opção de vida – que as pessoas quase nunca se arrependem de ter escolhido.

E a melhor notícia é que se trata de uma opção barata. Além de a vida no interior ter menos custos do que na capital, existe uma infinidade de opções de moradia de qualidade, sobretudo com condomínios e loteamentos. Esses locais possuem lotes com preços bem acessíveis e que permitem construir sua casa do jeito que você sempre sonhou.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2