Cuidados com o terreno

Como contratar mão de obra para sua construção

Contratar mão de obra não precisa ser uma dor de cabeça. Veja algumas dicas para você fazer uma boa contratação e construir a casa dos sonhos.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Um dos principais desafios na hora de começar a construir sua casa é, com certeza, encontrar mão de obra para desempenhar os serviços de melhor maneira possível. Mas, para conseguir este objetivo, você tem à sua disposição uma série de ferramentas que, se bem usadas, certamente irão poupar muita dor de cabeça.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: o profissionalismo e comprometimento da equipe de mão-de-obra é um fator determinante para o sucesso da construção da sua casa

.

A contratação de bons profissionais é peça chave em qualquer obra e evita muitos problemas não só durante a construção, mas também nos anos posteriores. Nunca é demais lembrar que um serviço bem-feito é perceptível ao longo do tempo.

Abaixo, mencionamos alguns cuidados que você pode tomar na pesquisa e na contratação desses profissionais.

.

Consulte o seu arquiteto

Toda a construção de casa é comandada por um arquiteto. Ele já está acostumado com a lidar com vários trabalhadores da construção civil e consegue dar boas referências sobre o trabalho de cada um. Em alguns casos, o próprio arquiteto já indica com quais profissionais prefere trabalhar.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: a equipe de mão-de-obra e o arquiteto responsável pelo projeto precisam estar conectados o tempo todo

.

É claro, no entanto, que a escolha final sobre quem participará da construção cabe a você.

.

Busque o maior número de referências possível

Hoje em dia, é possível encontrar muitas opiniões sobre o trabalho de quase todos os estabelecimentos e profissionais. Se ele estiver cadastrado em alguma plataforma de contratação de serviços, com certeza haverá avaliações anteriores. Ao mesmo tempo, todos hoje em dia possuem perfis nas redes sociais onde expõem os seus trabalhos.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: um bom indicador para achar ótimos profissionais é procurar por indicações e referências

.

Mas as referências também precisam vir do mundo offline, principalmente de pessoas de seu convívio. Por isso, pergunte a amigos, familiares e vizinhos se eles conhecem pessoas competentes para desempenhar os serviços que você precisa. Se mais de um indicar a mesma pessoa, já é grande a chance de ela ser uma boa opção.

.

Realize entrevistas

Se você vai contratar um funcionário para trabalhar na sua empresa, pedir boas referências sobre ele no mercado não é suficiente. É preciso fazer uma entrevista completa e sentir a confiança do outro lado. Então, por que ao contratar alguém para construir sua casa seria diferente?

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: antes de fechar a contratação, agende uma conversa com o profissional e alinhe com eles as expectativas

.

Converse com todos os profissionais indicados ou que se prontificaram a realizar os sérvios para conhecê-los melhor. Muitas coisas ficam mais claras depois de uma boa conversa, como qual é a experiência deles e se de fato eles são especializados no tipo de serviço que pretendem desempenhar.

.

Estipule um orçamento

Não adianta procurar os melhores profissionais e pagar muito mais do que se estava imaginando. Ao mesmo tempo, não dá para economizar e ter um serviço insatisfatório.

Por isso, você precisa ter uma faixa de preço bem clara com a qual vai trabalhar – e deixar claro também para o profissional com qual orçamento está trabalhando.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: tenha em mãos um planejamento financeiro da obra para não ter suspresas desagradáveis

.

É claro que durante a construção é possível que haja imprevistos e o valor seja revisado. Mesmo assim, ele não pode fugir muito do determinado inicialmente.

.

Supervisione sua obra

Por mais competente que um prestador de serviço possa ser, o trabalho sempre sai melhor com a orientação e supervisão do cliente. Em razão disso, além de conseguir acompanhar a obra, você precisa estar preparado para guiar os trabalhadores em direção do seu objetivo.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: acompanhar de perto o andamento da construção é importante para resolver problemas e imprevistos do dia-a-dia

.

Tenha um tempo do dia para conversar com eles. Entenda quais são as dificuldades e as necessidades pelas quais estão passando na obra, para assim conseguir resolvê-las da melhor forma possível e conseguir manter todos motivados a fazer um bom serviço.

.

Faça um contrato

A melhor maneira de garantir que um serviço seja prestado de forma séria é pela formalização de contrato entre as partes. Peça para um advogado ou alguém que tenha experiência no assunto elaborar um documento englobando todas as cláusulas necessárias sobre a prestação do serviço, inclusive em relação a pagamento e tempo de obra.

Isso trará mais confiança e segurança para ambas as partes.

.

Segurança no trabalho

Não se esqueça se oferecer aos seus profissionais contratados toda a estrutura de segurança necessária para uma construção. O arquiteto ou engenheiro responsável pela obra pode ajudar neste quesito.

Isso é mais do que uma precaução, é uma obrigação. Além disso, muitas obras residências são fiscalizadas pelo poder público para verificação se estão seguindo as normas de segurança no trabalho.

.

Contratar mão de obra
Contratar mão de obra: uso de equipamentos de segurança é indispensável para que a obra ocorra de forma tranquila

.

O loteamento ou condomínio onde você está construindo sua casa também tem suas próprias regras. É importante estar a par de todas.

.

Resumindo como contrata mão de obra

Saber contratar os profissionais que vão trabalhar na obra de sua casa é um dos pontos chave para uma construção sem problemas posteriores. Para que isso ocorra da melhor forma possível, convém seguir das seguintes dicas.

Consulte seu arquiteto: ele já trabalhou com diversos profissionais da construção e pode dar boas referências.

Procure referências: vasculhe a base de dados de plataformas de contratação, redes sociais e pergunte para pessoas próximas se elas conhecem os trabalhadores.

Realize entrevistas: assim como se fosse contratar alguém para sua empresa, estipule um tempo para conhecer os candidatos a construir sua casa. Assim, é possível saber se eles são realmente aptos para o serviço.

Estipule um orçamento: deixe claro para os profissionais e para você mesmo o quanto planeja gastar, evitando assim surpresas desagradáveis em relação às despesas.

Acompanhe a obra: esteja sempre na construção e converse com os trabalhadores para saber quais são as dificuldades enfrentadas e como os problemas podem ser resolvidos.

Formalize um contrato: coloque num papel como a prestação de serviço deve ocorrer, com as suas obrigações e as dos demais trabalhadores. Isso traz cria uma relação de confiança.

Segurança: ofereça aos profissionais toda a estrutura de segurança necessária – e obrigatória – para eles trabalharem na construção. Não esqueça das regras internas do seu condomínio ou loteamento.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo sobre dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2