Verão

Verão? Como construir uma casa já pensando nessa época do ano

Estação preferida de muitos brasileiros, o verão pode ser melhor aproveitado em uma casa já preparada para a época mais quente do ano. Confira as nossas dicas!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Estação preferida de muitos brasileiros, o verão pode ser melhor aproveitado em uma casa já preparada para a época mais quente do ano. Para tanto, o caminho indicado é já pensar nisso no momento de realizar o projeto da construção, uma vez que é mais fácil adotar essas medidas antes do que depois da construção pronta. Para um ambiente fresco e confortável, deve ser levado em conta uma série de questões como posição da casa no terreno, altura do pé direito e disposição das janelas para proporcionar uma circulação de ar adequada.

.

Verão
Verão: uma casa fresca é uma casa aconchegante durante a estação mais quente

.

Profissionais da área como arquitetos e engenheiros são fundamentais para que todas essas questões sejam equacionadas. Um projeto bem feito é capaz não só de proporcionar descanso em um ambiente fresco e arejado como gerar economia na conta de energia, já que reduz o uso de ventilador e ar-condicionado. Confirma dicas para construir uma casa com a cara do verão.  

.

Posição da casa

O primeiro passo é a posição da casa. O terreno deve ser bem utilizado, evitando construções muito coladas aos muros, favorecendo a ventilação. Outra dica importante é observar o movimento do sol. O ideal é que os quartos estejam voltados para o leste a fim de que recebam o sol da manhã, além de evitar o superaquecimento a tarde. Já cômodos onde a permanência dos moradores é menor como área de serviço, depósitos e garagem devem estar posicionados na direção oeste.

.

Verão
Verão: pisos frios é uma solução prática para deixar a casa menos quente durante o verão

.

É necessário levar em conta também a posição das árvores, prédios e outras edificações que podem gerar sombras. O clima predominante na região da construção também não deve ser esquecido no momento do projeto.

.

Pé direito e pisos para o verão

A altura do pé direito diz muito sobre a condição térmica do imóvel. Quanto maior o pé direito, mais fresco é o ambiente, já que o ar quente tem espaço suficiente para subir. Já para os pisos, os mais recomendados são osporcelanatos e cerâmicas por serem frios e aliviam a sensação de calor. Pedras frias como granito e mármore também não absorvem as temperaturas quentes e deixam o ambiente bem mais agradável. Azulejos ou pastilhas também deixam a residência mais geladinha.

.

Paredes

Quanto menos paredes, mais ventilado o cômodo se torna. Nesse contexto, os ambientes integrados com sala de estar, jantar e cozinha são ideais para o verão. Outro problema enfrentando por muitos moradores são as paredes que demoram para esfriar. Uma solução é a utilização de paredes duplas fazendo com que o ar absorvido pela primeira parede demore a passar para a outra. Entre as opções para resolver esse problema estão os  cobogós, peças vazadas de cerâmica que, além de resistentes, aproveitam a iluminação e ventilação natural do ambiente.

.

Verão
Verão: saber aproveitar a luz natural torna a casa ainda mais agradável

.

Para o controle da temperatura, as paredes podem ainda ser protegidas com árvores, plantas como samambaia, dracena e espada de são Jorge, além de telhados. Recipientes cheios e água fresca pelos ambientes da casa também ajudam a umidificar o ar.   

.

Janelas

Para instalação das janelas, o primeiro passo é observar qual a direção predominante do vento no terreno. Isso permitirá um fluxo constante de ar. A partir daí, janelas adequadas – que abram o máximo –  podem ser posicionadas para o melhor aproveitamento da ventilação.

.

Varandas e telhados para o verão

Varandas e tetos baixos tendem a prejudicar a ventilação e diminuir a luminosidade natural. Quanto mais claro o telhado for, menos quente será a casa, uma vez que os do tipo brancos refletem 90% da luz solar e reduzem o uso de energia no verão.

.

Decoração

Até a decoração influencia na sensação térmica da casa. Tecidos leves, de  linho e algodão são mais macios e refrescante. Veludo e camurça para sofás e almofadas estão fora de cogitação para o verão, assim como tapetes pesados, com tramas altas e de cor escura. Cortinas e persianas fechadas diminuem a temperatura interna, assim como películas nos vidros ou cortinas blackout. As plantas e árvores em tamanhos adequados ao ambiente ajudam a manter a umidade do ambiente. Além disso, elas podem criar sombras em casa e, assim, combater a incidência do sol.

.

Verão
Verão: quanto mais janelas mais arejado a casa fica

.

Resumindo como construir uma casa já pensando no verão

  • Posição da casa: o terreno deve ser bem utilizado, evitando construções muito coladas aos muros. É importante observar o movimento do sol e levar em conta também a posição das árvores, prédios e outras edificações
  • Pé direito: Quanto maior o pé direito, mais fresco é o ambiente
  • Pisos: deve-se dar preferência para os pisos frios como porcelanatos, cerâmicas, granito e mármore
  • Paredes: quanto menos paredes, mais ventilado o cômodo se torna. Os ambientes integrados com sala de estar, jantar e cozinha são ideais para o verão.
  • Janelas: o primeiro passo é observar qual a direção predominante do vento no terreno. Isso permitirá um fluxo constante de ar.
  • Varandas e telhados: devem ter tetos alto e tralhados brancos para melhorar a ventilação e diminuir a luminosidade natural.
  • Decoração: tecidos leves, de  linho e algodão são mais macios e refrescante. Cortinas e persianas fechadas diminuem a temperatura interna, assim como películas nos vidros ou cortinas blackout.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2