Desejo de muitos brasileiros para aproveitar o verão, a casa de praia requer manutenção adequada para o sonho não se tornar uma dor de cabeça. A combinação areia, maresia e água salgada pode danificar as estruturas da residência. Na lista de desafios aparecem ainda pancadas de chuva, excesso de insetos e o crescimento de gramas e matos. Para garantir a diversão e evitar surpresas desagradáveis na hora de usar a casa, a principal dica de especialistas é manter uma rotina de cuidados. Confirma abaixo dicas para manter a casas de praia sempre pronta para receber a família e seus convidados.
.

.
Casa de praia: escolha do terreno
Se a casa de praia for construída a partir da compra de um terreno fica ainda mais fácil de se prevenir de contratempos. Neste caso, o primeiro passo é ter cuidado com a compra de materiais. Deve-se dar preferência, por exemplo, para pisos e cerâmicas com brilho porque possuem baixa resistência à maresia. Já o ferro é um elemento que sofre muito com a maresia.
.
Faxina
Com a casa pronta, é a hora de investir na conservação. O primeiro passo para manter a casa sempre em ordem é contratar um serviço de limpeza. Esse profissional ficará encarregado de fazer uma faxina geral, limpando vidros, janelas, portas e móveis.
.
Piscina
A piscina é quase um item obrigatório para compor os confortos de uma casa de praia. Neste caso, é preciso tratar da conservação da água não só para poder ser usada como a fim de evitar doenças. É importante que ela seja limpa corretamente, com os produtos e equipamentos adequados. A instalação de capas impermeáveis também é recomendada para evitar o contato com a água da chuva e invasão de areia. Esse recurso é usado para reduzir os efeitos da maresia em partes da piscina como escadas e parafusos.
.

.
Grama e jardim
Outra área que requer atenção constante é o jardim e a grama. Para que esses ambientes estejam sempre em perfeitas condições, é preciso contratar a um profissional especializado. Ele vai cortar a grama e deixar as flores bonitas.
.
Pragas
Insetos e as pragas como como formigas, aranhas, cupins, lagartixas e escorpiões são comuns no litoral brasileiro. Além de serem incômodos, esses animais também são indesejáveis por transmitirem doenças. Por isso, é importante dedetizar periodicamente todas as áreas do imóvel. Há no mercado empresas especializadas em dedetização para realizar esse procedimento de maneira correta em relação ao meio ambiente.
.
Roupas de cama
Por ficarem um longo período sem uso, as roupas de cama merecem um cuidado especial. Mantê-las limpas e higienizadas evita o acúmulo de ácaros e alergias. Uma estratégia para conservação é guardar as roupas limpas e em plásticos a vácuo. Os armários também costumam ser atingidos por fungos em função do calor e da umidade excessivos e pelos longos períodos em que a casa fica fechada.
.

.
Casa de praia: decoração
O mobiliário para a casa de praia tem que ser pensado para se adequar ao ambiente. Precisa de um design de veraneio, mas produzido com peças de alta qualidade para garantir a durabilidade. A preferência deve ser para móveis de madeira maciça ou alvenaria para cadeiras, mesas, balcões, camas, armários e outros com verniz náutico, tecidos impermeáveis e fibras sintéticas. Móveis bem arejados, com aberturas e ventilação, são ideais para evitar mofo e bolor. Já os tecidos devem ser naturais ou sintéticos, ideais para o calor, confortáveis e práticos.
.
Couro, emborrachados e veludo precisam ser descartadas, já que além de quentes, podem manchar com suor ou protetor solar, são difíceis de limpar e não respiram, transmitindo muito calor quando ficam em contato com a pele. As cortinas também merecem atenção especial, uma vez que são ótimas para reduzir a entrada do sol nos ambientes. Em casas de veraneio, precisam ser leves e de cores claras para favorecer a passagem de luz, além de dar mais leveza aos ambientes.
.

.
Caixa de água
Tem que ser limpa constantemente, uma vez que também fica muito tempo sem ser usada. A água parada costuma perder o cloro e ser contaminada por insetos, fungos e bactérias, prejudiciais à saúde. Ao chegar em casa deixar escorrer um pouco de água para limpar os canos. Já a limpeza completa da caixa deve ser feita a cada seis meses. Várias empresas do mercado fazem esse tipo de trabalho.
.
Áreas externas
Como nas casas construídas fora do litoral, as áreas externas também precisam de revestimento e pintura especiais. Neste caso, além de chuva, sol e ventos, há ainda a incidência de maresia nas fachadas. A pintura deve ser feita com tintas acrílicas e tratamento antimofo e revestimentos de pedras.
.
Resumindo casa de praia e o seus os cuidados essenciais
- Terreno: na hora de construir é bom adotar cuidados para que os materiais usados sejam adequados às intempéries de uma casa de praia.
- Faxina: com a casa pronta, é a hora de investir na conservação. O primeiro passo para manter a casa sempre em ordem para receber visitantes é contratar um serviço de limpeza.
- Piscina: requer tratamento constantes para estar sempre pronta para uso e evitar doenças.
- Grama e jardim: para que esses ambientes estejam sempre em perfeitas condições, é preciso contratar a um profissional especializado.
- Pragas: éimportante dedetizar periodicamente todas as áreas do imóvel.
- Roupas de cama: mantê-las limpas e higienizadas evitam o acúmulo de ácaros e alergias.
- Móveis e decoração: a decoração e mobiliário para a casa de praia precisam ser pensados para se adequarem ao ambiente.
- Caixa de água: precisa ser limpa constantemente, uma vez que também fica muito tempo sem ser usada e, por tanto, renovada.
- Áreas externas: Precisam de revestimento e pintura especiais
.
.
Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:
.
conteúdo sobre decoração | conteúdo sobre construção | conteúdo sobre finanças |
conteúdo sobre loteamento | conteúdo sobre o mercado imobiliário | conteúdo com dicas |
.