Casa de praia

Casa de praia: cuidados essenciais para conservar o imóvel

Casa de praia é sinônimo de diversão e descanso, mas também requer cuidados essenciais para preservar o imóvel da umidade e maresia. Confira as nossas dicas!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Desejo de muitos brasileiros para aproveitar o verão, a casa de praia requer manutenção adequada para o sonho não se tornar uma dor de cabeça. A combinação areia, maresia e água salgada pode danificar as estruturas da residência. Na lista de desafios aparecem ainda pancadas de chuva, excesso de insetos e o crescimento de gramas e matos. Para garantir a diversão e evitar surpresas desagradáveis na hora de usar a casa, a principal dica de especialistas é manter uma rotina de cuidados. Confirma abaixo dicas para manter a casas de praia sempre pronta para receber a família e seus convidados.

.

Casa de praia
Casa de praia: local perfeito reunir familiares e amigos para descansar e se divertir

.

Casa de praia: escolha do terreno

Se a casa de praia for construída a partir da compra de um terreno fica ainda mais fácil de se prevenir de contratempos. Neste caso, o primeiro passo é ter cuidado com a compra de materiais. Deve-se dar preferência, por exemplo, para pisos e cerâmicas com brilho porque possuem baixa resistência à maresia. Já o ferro é um elemento que sofre muito com a maresia.

.

Faxina

Com a casa pronta, é a hora de investir na conservação. O primeiro passo para manter a casa sempre em ordem é contratar um serviço de limpeza. Esse profissional ficará encarregado de fazer uma faxina geral, limpando vidros, janelas, portas e móveis.

.

Piscina

A piscina é quase um item obrigatório para compor os confortos de uma casa de praia. Neste caso, é preciso tratar da conservação da água não só para poder ser usada como a fim de evitar doenças. É importante que ela seja limpa corretamente, com os produtos e equipamentos adequados. A instalação de capas impermeáveis também é recomendada para evitar o contato com a água da chuva e invasão de areia. Esse recurso é usado para reduzir os efeitos da maresia em partes da piscina como escadas e parafusos.

.

Casa de praia
Casa de praia: muita atenção na escolha dos móveis e itens de decoração para não entragarem com a umidade e maresia

.

Grama e jardim

Outra área que requer atenção constante é o jardim e a grama. Para que esses ambientes estejam sempre em perfeitas condições, é preciso contratar a um profissional especializado. Ele vai cortar a grama e deixar as flores bonitas.

.

Pragas

Insetos e as pragas como como formigas, aranhas, cupins, lagartixas e escorpiões são comuns no litoral brasileiro. Além de serem incômodos, esses animais também são indesejáveis por transmitirem doenças. Por isso, é importante dedetizar periodicamente todas as áreas do imóvel. Há no mercado empresas especializadas em dedetização para realizar esse procedimento de maneira correta em relação ao meio ambiente.

.

Roupas de cama

Por ficarem um longo período sem uso, as roupas de cama merecem um cuidado especial. Mantê-las limpas e higienizadas evita o acúmulo de ácaros e alergias. Uma estratégia para conservação é guardar as roupas limpas e em plásticos a vácuo. Os armários também costumam ser atingidos por fungos em função do calor e da umidade excessivos e pelos longos períodos em que a casa fica fechada.

.

Casa de praia
Casa de praia: muita atenção na escolha dos móveis e itens de decoração para não entragarem com a umidade e maresia

.

Casa de praia: decoração

O mobiliário para a casa de praia tem que ser pensado para se adequar ao ambiente. Precisa de um design de veraneio, mas produzido com peças de alta qualidade para garantir a durabilidade. A preferência deve ser para móveis de madeira maciça ou alvenaria para cadeiras, mesas, balcões, camas, armários e outros com verniz náutico, tecidos impermeáveis e fibras sintéticas. Móveis bem arejados, com aberturas e ventilação, são ideais para evitar mofo e bolor. Já os tecidos devem ser naturais ou sintéticos, ideais para o calor, confortáveis e práticos.

.

Couro, emborrachados e veludo precisam ser descartadas, já que além de quentes, podem manchar com suor ou protetor solar, são difíceis de limpar e não respiram, transmitindo muito calor quando ficam em contato com a pele. As cortinas também merecem atenção especial, uma vez que são ótimas para reduzir a entrada do sol nos ambientes. Em casas de veraneio, precisam ser leves e de cores claras para favorecer a passagem de luz, além de dar mais leveza aos ambientes.

.

Casa de praia
Casa de praia: decoração náutica dá um charme extra para o ambiente e valoriza o imóvel

.

Caixa de água

Tem que ser limpa constantemente, uma vez que também fica muito tempo sem ser usada. A água parada costuma perder o cloro e ser contaminada por insetos, fungos e bactérias, prejudiciais à saúde. Ao chegar em casa deixar escorrer um pouco de água para limpar os canos. Já a limpeza completa da caixa deve ser feita a cada seis meses. Várias empresas do mercado fazem esse tipo de trabalho.

.

Áreas externas

Como nas casas construídas fora do litoral, as áreas externas também precisam de revestimento e pintura especiais. Neste caso, além de chuva, sol e ventos, há ainda a incidência de maresia nas fachadas. A pintura deve ser feita com tintas acrílicas e tratamento antimofo e revestimentos de pedras.

.

Resumindo casa de praia e o seus os cuidados essenciais

  • Terreno: na hora de construir é bom adotar cuidados para que os materiais usados sejam adequados às intempéries de uma casa de praia.
  • Faxina: com a casa pronta, é a hora de investir na conservação. O primeiro passo para manter a casa sempre em ordem para receber visitantes é contratar um serviço de limpeza.
  • Piscina: requer tratamento constantes para estar sempre pronta para uso e evitar doenças.
  • Grama e jardim:  para que esses ambientes estejam sempre em perfeitas condições, é preciso contratar a um profissional especializado.
  • Pragas: éimportante dedetizar periodicamente todas as áreas do imóvel.
  • Roupas de cama: mantê-las limpas e higienizadas evitam o acúmulo de ácaros e alergias.
  • Móveis e decoração: a decoração e mobiliário para a casa de praia precisam ser pensados para se adequarem ao ambiente.
  • Caixa de água: precisa ser limpa constantemente, uma vez que também fica muito tempo sem ser usada e, por tanto, renovada.
  • Áreas externas: Precisam de revestimento e pintura especiais

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2