Clima de Primavera

Casa com clima de primavera o ano todo

Desfrutar de um clima mais aconchegante, colorido e vibrante não precisa ser apenas durante a Primavera. Veja dicas de como deixar a sua casa no clima da primavera o ano todo.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Tida por muitos como a estação mais agradável do ano, o clima da primavera pode não ter hora para acabar quando o assunto é decoração. Em 2021, no Brasil, a estação começou dia 22 de setembro e vai se estender até 21 de dezembro. Além do fim do inverno, esse período do ano é marcado por uma profusão de flores com seus perfumes inconfundíveis, pelos pássaros cantando e dias mais longos e quentes. O contato maior com a natureza também é destaque na estação. Quem gosta de manter a casa com clima de primavera durante todo o ano pode seguir dicas de especialistas como arquitetos, decoradores e designers. A boa notícia é que não são necessárias muitas transformações ou investimentos.

.

Clima de primavera
Clima de primavera: planta é o item fundamental para deixar a casa no clima de primavera, mas não o único!

.

Clima de primavera: flores

Uma recomendação de quem entende do assunto é cultivar flores – hábito crescente durante a pandemia – que florescem o ano todo. Elas são o grande símbolo da estação, fazendo a riqueza da flora brasileira estar sempre presente na residência. Arranjos de flores naturais deixam os ambientes bonitos, sofisticados e charmosos. Além disso, flores frescas geram uma sensação de acolhimento e conforto para o lar. Pesquisas dão conta que algumas espécies de flores liberam substâncias químicas que estimulam a produção de endorfina, hormônio responsável por sensações de bem-estar. Além disso, cuidar das flores é uma atividade terapêutica. Há uma grande variedade de espécies que podem ser cultivadas em vasos, espaços reduzidos e florescem durante todo o ano. Entre elas estão Lavanda, Petúnia, Verbena, Onze-horas e Antúrio, que criam um ambiente orgânico, natural e aconchegante.

.

Clima de primavera: planta é o item fundamental para deixar a casa no clima de primavera, mas não o único!
Clima de primavera: cor das plantas e também no vaso, deixa tudo mais alegre e vibrante como a primavera

.

Clima de primavera: não precisa ser paisagista

Os especialistas alertam que para fazer essas mudanças não é necessário nenhum conhecimento avançado de paisagismo. O importante é cuidar para que as plantas estejam sempre vivas e bonitas, fazendo de uma tendência um estilo de vida. Na hora da arrumação, o conselho é usar vasos de diferentes alturas, para que todas as flores ganhem destaque. Os vasos podem ser posicionados na mesa lateral da sala e nas mesas de centro ou de jantar.

.

Clima de primavera: cômodos

Para gerar uma sensação de leveza aos ambientes, o primeiro cuidado é a tonalidade das tintas nas paredes, já que uma pequena transformação faz a diferença no ambiente. O ideal é usar tons que remetam à natureza. Nas salas, locais de encontros e recepções, o ideal é investir em plantas maiores. Almofadas e mantas com tecidos confortáveis e estampas floridas ajudam a compor o ambiente. Essas medidas estimulam a interação entre as pessoas.

.

Clima de primavera
Clima de primavera: muitas cores, texturas e tamanhos é fundamental pra deixar a casa sempre no clima de primavera

.

Outro cômodo da casa que merece atenção é o banheiro que pode ganhar decoração com mais verde, por exemplo. Neste caso, plantas artificiais são mais aconselhadas, uma vez que se trata de ambiente frio e húmido. Já os quartos pedem flores com tons suaves e cortinas de tecido leves e claro, permitindo a entrada de luz natural. Os quadros com imagens da natureza podem fazer o ambiente ficar mais agradável. Para completar o ambiente, o ideal é combinar as roupas de cama com os acessórios.

.

Clima de primavera: aromatizadores

Os aromatizadores trazem frescor e aroma para os diversos ambientes da casa. Seja através do perfume natural das flores ou até mesmo das essências. Os aromas mais utilizados durante a primavera são lavanda, flor de cerejeira, lírio e flor de arruda.

.

Clima de primavera: futtons e almofadas

As almofadas são uma ótima opção para mudar a decoração da casa gastando pouco. Uma dica é investir em modelos com cores mais claras ou estampas de flores e natureza em geral. Para economizar, uma solução é substituir apenas as capas das almofadas usando os tons de amarelo, verde, rosa e laranja.  

.

Clima de primavera
Clima de primavera: papel de parede floral é opção prática para colorir os ambientes

.

Clima de primavera: móveis artesanais

Além das plantas, os móveis também ajudam a fazer a residência ganhar mais cor e leveza. O recomendado é investir em materiais naturais, madeira, artesanato, cerâmica, pedras e fibras naturais. Ou seja, tudo que remete ao ambiente externo.
.

Clima de primavera
Clima de primavera: móveis artesanais dão um toque extra de natureza dentro de casa

.

Resumindo como deixar sua casa com clima de primavera o ano todo

Flores e aromas: A primeira dica para montar uma decoração com a cara da estação é encher a casa de flores e plantas. Usar os difusores e aromatizadores florais que dão aquela sensação de frescor para o ambiente.

Cores: as paredes da residência podem ser pintadas com tons mais leves ou até receber papéis com estampas.

Acessórios: almofadas coloridas ou com temas florais são opções para deixar o ambiente mais leve. A dica também vale para roupas de cama e toalhas.

Cortinas:  permite que a luz do sol entre na casa a fim de criar espaços mais aconchegantes. Vale investir em cortinas de tecidos mais leves e claros, que possiblitam o controle suave da incidência de luz natural.

Quadros: uma alternativa para florir sua casa é utilizar quadros decorativos com imagens ou desenhos de flores. Eles não precisam necessariamente ser pendurados na parede, podendo ficar sobre aparadores e estantes.

Móveis: o ideal é investir em materiais naturais, móveis de madeira, artesanato, cerâmica, pedras e fibras naturais.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

 

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2