Etapas de Construção

As etapas de construção da casa dos sonhos

Muita gente se pergunta quai são as etapas de construção da casa dos sonhos. Sendo assim, confira neste artigo o que fazer antes, durante e depois da obra.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Se a compra de um terreno é primeiro passo para quem deseja construir a casas dos sonhos, as próximas etapas de construção são tão importantes quanto. O que fazer antes, durante e depois da construção pode ser desafiador para quem não tem intimidade com o mundo da engenharia, arquitetura e decoração. No entanto, construir a própria casa, com todos os detalhes pensados previamente, pode ser muito gratificante.

.

Para quem já tem o terreno, o primeiro passo é contatar os diferentes profissionais necessários para o desenvolvimento do projeto, o que irá garantir economia, rapidez e qualidade. A partir do trabalho desses especialistas, é possível observar detalhes técnicos da obra, o que impacta diretamente no custo.  

.

Etapas de Construção
Etapas de construção: um bom planejamento evita estresse e dores de cabeça no futuro

.

Estapas de construção: antes

Arquiteto

O arquiteto irá avaliar se o projeto sonhado pelos proprietários – que deve levar em consideração não só o presente como o futuro dos moradores – é possível de ser executado. Ele checará se há, por exemplo, alguma incompatibilidade com o tipo do terreno ou com as especificações. Ou seja, o primeiro trabalho desse profissional é adequar o que foi planejado ao terreno escolhido e ao orçamento disponível.

.

Muito além de se preocupar somente com o projeto e questões estéticas, os arquitetos também são responsáveis por controlar todo o andamento da obra para que tudo seja feito de maneira simultânea e ordenada. Antes de contratar um arquiteto, no entanto, é preciso buscar referências e não só de preço. Uma dica é conferir trabalhos já realizados e indicações, além de revisar contratos e prazos de garantia.

.

Etapas de Construção
Etapas de construção: contratar um bom profissional ajuda no sucesso da obra

.

Documentos

Outra preocupação para o início dos trabalhos é a documentação. A prefeitura exige um responsável técnico pela obra que além de cumprir todas as exigências legais, cuidará do funcionamento das instalações da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão, de acordo com o código civil. Neste caso, o arquiteto, além de autor do projeto, também é o responsável legal pela execução da obra. Essa é uma medida estratégica, já que o autor do projeto conhece bem suas particularidades.

.

Etapas de Construção
Etapas de construção: documentar o andamento da obra é importante para evitr problemas futuros

.

Taxas

O responsável técnico pode ficar com a missão também de pagar as taxas. Os valores variam de acordo com os municípios, mas geralmente dizem respeitos a aprovação de projeto, alvará de construção e Registro de Responsabilidade Técnica.

.

Liberação do projeto

Assim como o valor das taxas, os prazos de liberação variam de acordo com as prefeituras. O prazo médio, no entanto, é de seis meses. Por isso, a necessidade de se programar, bem como alinhar tempo de realização da obra e expectativas sobre se mudar para o local.

.

Legabilidade da obra

Além de documentos preliminares, é importante também deixar na obra cópia dos projetos aprovados pela prefeitura, uma cópia da RRT e uma placa do profissional responsável em local seguro e de fácil visualização. Esses cuidados atendem exigências dos fiscais da prefeitura. Caso esteja em desajuste, a obra pode ser multada.

.

Etapas de Construção
Etapas de construção: contratar serviço especializado em mudança dá praticidade nesse momento

.

Estapas de construção: durante

Mãos à obra

Chegado o momento de tirar o planejamento do papel, a primeira dica de especialistas em construção é o cliente acompanhar de perto todas as ações que estão ao seu alcance como a execução do cronograma planejado. Itens como janelas, portas e até material elétrico precisam ser bem pensados como uma forma de deixar o ambiente mais bonito e evitar arrependimentos. Outro ponto importante nessa etapa é a contratação da mão de obra para a construção, sendo feito por meio de indicações ou avaliação para evitar estresse.

.

Orçamento

É necessário fazer orçamento do material, o que pode variar em preço e qualidade entre lojas do ramo. O mesmo vale para os profissionais, que devem ter experiência em levantar casas partindo do terreno. Normalmente, a mão de obra é contratada por um valor fixo, a chamada empreitada. Outra opção é pagar o dia de trabalho. O ideal é revisar todos os contratos para ter certeza de que o serviço executado é o que está sendo contratado.

.

Estapas de construção: depois

.

Pós construção

Com a obra finalizada é hora de iniciar uma nova fase, o que compreende a regularização nos órgãos competentes. O principal documento obtido na prefeitura é o “habite-se”.

.

Etapas de Construção
Etapas de construção: faça sempre orçamento em diferentes lugare para economizar no acabamento da casa

.

Decoração

Outra preocupação deve ser de equipar a casa antes de se mudar, o que inclui armários embutidos, acabamentos, paisagismo, decoração, entre outros detalhes. Isso porque são trabalhos mais fáceis de fazer com a residência ainda sem ocupantes. E antes de pensar em acessórios como sofá e almofada, é bom prestar atenção em detalhes de decoração que fazem a diferença. Investir em um sistema moderno de iluminação, por exemplo, acaba valorizando o imóvel.

.

Resumindo as etapas de construção da casa dos sonhos

  • Primeiro passo: a medida inicial é contatar os diferentes profissionais necessários para o desenvolvimento do projeto, o que irá garantir economia, rapidez e qualidade. 
  • Arquiteto: o profissional irá avaliar se o projeto sonhado pelos proprietários é possível de ser executado, além de controlar todo o andamento da obra
  • Documentos: um responsável técnico garantirá o cumprimento todas as exigências legais da obra.
  • Taxas: o responsável técnico pode ficar com a missão também de pagar as taxas como a de aprovação de projeto
  • Documentos na obra: é importante também deixar na obra cópia dos projetos aprovados pela prefeitura
  • Mãos à obra: o cliente deve acompanhar de perto todas as ações que estão ao seu alcance como a execução do cronograma planejado.
  • Orçamento: é necessário fazer orçamento do material, o que pode variar em preço e qualidade entre lojas do ramo.
  • Pós construção: Com a obra finalizada, é hora de regularizar documentos como o “habite-se”.
  • Decoração: a decoração deve ser pensada antes da mudança, o que inclui armários embutidos, acabamentos, paisagismo, decoração, entre outros detalhes.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

 

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2