Aluguel de temporada

Aluguel de temporada: como fazer renda extra com a sua casa de campo ou praia

Faça uma renda extra com aluguel de temporada da sua casa de veraneio ou de campo. Confira as dicas!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Verão é época de diversão, mas pode ser também de ganhar dinheiro extra com o aluguel de temporada. Comprar um terreno para construir casa de veraneio, no campo ou na praia, e alugar é um bom investimento, já que cada vez mais brasileiros preferem a locação do que a compra de todo tipo de produto. Além disso, a pandemia despertou em muitas famílias brasileiras a vontade de passar mais tempo no interior, no litoral e perto da natureza.

.

Terrenos à venda
Aluguel de temporada: casa de veraneio, no campo ou na praia, e alugar é um bom investimento

.

O lucro obtido pode ser usado para novos investimentos no ramo imobiliário como a aquisição de outros lotes. Na hora de construir, o proprietário do terreno já deve pensar uma estrutura para que possa ser alugada no futuro, comtemplando, por exemplo, um número maior de quartos e uma área de lazer. Confira abaixo dicas de como lucrar com casas de veraneio.

.

Aluguel de temporada: o que é e como funciona

Ao alugar uma casa por determinado período, pode-se dispor de todo o espaço de modo privativo, o que aumenta a sensação de liberdade e proveito do ambiente para quem está alugando.

Para o proprietário essa forma de ceder o imóvel se mostra altamente rentável, pois é possível cobrar por diárias um espaço que, convencionalmente, seria alugado somente por períodos mensais.

Além disso, é um tipo de negócio que oferece bastante flexibilidade, já que é muito fácil fazer o reajuste de valores ou negociar novas condições.

.

Primeiro passo: comprar terreno

Com a digitalização do mercado imobiliário, hoje ficou muito mais fácil pesquisar e avaliar terrenos disponíveis para a venda em diversas regiões do país. E com a beleza natural em abundância, é possível encontrar terrenos em cidades próximas a praias, cachoeiras, motanhas, parques ecológicos, reservas naturais, entre muitas outras atrações turísticas. E para compar o terreno, o site da 1M2 é o seu maior aliado. A 1M2 é parceira das maiores loteadoras do mercado , como Teriva, Alphaviller Urbanismo, Cipasa, Scopel, Momentum, Servic, entre muitas outras, garantindo uma compra segura e rentável.

.

Localização estratégica

A localização deve ser considerada na hora da compra. E não basta somente estar próximo das atrações turística. Deve-se observar características do terreno como o acesso à infraestrutura da região. Restaurantes e farmácias próximas da casa podem fazer a diferença. Até mesmo a vista do imóvel influencia na frequência da locação. O mesmo vale para a distância do local em relação às cidades de origem dos locatários. Em percursos de até 100km é possível fazer viagens rápidas de fim de semana, o que amplia as chances de aluguel. Deve-se considerar ainda o perfil e o fluxo de turistas nas altas temporadas.

.

Aluguel de temporada
Aluguel de temporada: Ninho Verde II em Pardinho-SP com infraestrtura completa de lazer

.

Casas atrativas

As casas usadas para o lazer nas férias precisam ser pensadas para relaxamento,  o encontro de famílias e a realização de festas. Podem ser construídas com plantas de diversos tamanhos, desde mais simples com poucos quartos e quitinetes  até as mais sofisticadas. No entanto, todas têm em comum a presença de piscina e uma área de lazer com churrasqueira, entre outras comodidades. Outra recomendação é a construção de garagem para mais do que um carro. E como serão destinadas à locação, precisam ser mobiliadas.

.

Construção e manutenção

A construção de casas de veraneio requer atenção também nos materiais utilizados. É preciso estar atendo a detalhes como o uso de revestimentos de fácil manutenção e que não sejam escorregadios. Tapetes sintéticos também ajudam na limpeza.

.

A falta manutenção da casa de veraneio pode comprometer a rentabilidade do investimento. Por isso, é bom deixar tudo sempre em dia, principalmente áreas como jardim e piscina. Outro cuidado importante deve ser a corrosão por conta da maresia, o que pode ser evitada com medidas de precaução. A residência deve estar também sempre limpa, atividade que pode requerer o pagamento de um caseiro.

.

Aluguel de temporada
Aluguel de temporada: um dos destinos mais procurados da Bahia, Ilhéus possui diversos loteamentos para investir

.

Arquitetura

Como a casa de veraneio é destinada ao bem-estar, o projeto de arquitetura precisar ser diferenciado, o que valoriza o imóvel. Espaços integrados entre o interior e a área externa são tendência. Além das tradicionais piscinas e churrasqueiras, área de lazer pode ganhar também hortas e jardins.

.

Hora da divulgação

Com a casa finalizada, é a hora de anunciar o imóvel para ser alugado. Há atualmente no mercado uma série de plataformas para uma divulgação eficiente, como o Airbnb e Booking.com. É necessário investir em um material de divulgação de qualidade com fotos e informações completas sobre o imóvel.  

.

Retorno do investimento

O retorno do investimento depende uma série de variantes como a localização, o que influencia no valor e na frequência dos aluguéis. Outras questões que interferem no preço do aluguel são segurança e distância para o mar. A conservação do apartamento por parte dos inquilinos também irá refletir nos lucros. Por isso, é aconselhado investir em medidas preventivas, pagamento antecipado e a elaboração de um contrato.

.

Aluguel de temporada
Aluguel de temporada: o loteamento Porto Leman, em Porto Nacional-TO, possui piscina natural entre outras opções de lazer

.

Resumindo aluguel de temporada

  • Terrenos: o site da 1m2 traz opções em cidades de vários estados brasileiros.
  • Localização: a localização deve ser considerada na hora da compra. E não basta somente estar próximo das atrações turísticas. Deve-se observar característica do terreno como o acesso a infraestrutura da região.
  • Casas: precisam ser pensadas para relaxamento,  o encontro de famílias e a realização de festas.
  • Materiais: requer atenção também nos materiais utilizados. É preciso estar atendo a detalhes como o uso de revestimentos de fácil manutenção e que não sejam escorregadios.
  • Cuidados: a falta de manutenção da casa de veraneio pode comprometer a rentabilidade do investimento. É bom deixar tudo sempre em dia.
  • Arquitetura: o projeto de arquitetura precisar ser diferenciado, o que valoriza o imóvel.
  • Divulgação: Há atualmente no mercado uma série de plataformas para uma divulgação eficiente
  • Retorno do investimento: o retorno do valor investido depende uma série de variantes como a localização, o que influencia no valor e na frequência dos aluguéis.

.


.

Para mais conteúdos e dicas para transformar o m² dos seus sonhos em realiade, acesse:

.

conteúdo sobre decoraçãoconteúdo sobre construçãoconteúdo sobre finanças
conteúdo sobre loteamentoconteúdo sobre o mercado imobiliárioconteúdo com dicas

.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2